Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
2
1
escudo default
Atlético-PR

Não é só no Peru: Cueva comanda virada que tira São Paulo do Z4

No primeiro jogo da série no Pacaembu, contra Atlético-PR, o peruano acaba com jejum de Pratto e dá assistência para o primeiro gol de Maicosuel no clube

(Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

Se Cueva só rendia em jogo que vale vaga no Mundial, na seleção peruana, o jogo deste sábado foi encarado por ele como uma final de Copa do Mundo. O meia deu o passe para os dois gols da vitória de virada por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, no Pacaembu, que tirou o São Paulo da zona de rebaixamento do Brasileiro. A equipe subiu para a 11ª posição, com 34 pontos, e agora espera pelo fechamento da rodada no domingo e na segunda.

O primeiro da série de cinco jogos que o clube mandará no estádio municipal, já que o Morumbi receberá shows nas próximas semanas, marcou o fim de um jejum de 11 partidas de Lucas Pratto sem marcar gol. Depois, foi a vez de Maicosuel virar herói, aos 37, amenizando a falha coletiva (principalmente de Sidão) que gerou o gol de Douglas Coutinho, aos quatro minutos da etapa final.

O fato de o time paranaense ter aberto o placar expõe como o Tricolor não consegue transformar domínio em chances reais de gol. A equipe de Dorival Júnior teve a posse de bola ao longo de todo o primeiro tempo, mas mal chutava. Insistia em trocar passes diante de um rival que ficava com seus 11 jogadores no último terço do campo, fechando espaço.

No intervalo, o Furacão resolveu tentar conhecer o outro lado do campo e voltou com Nikão e Gedoz, e ambos deram o trabalho que a defesa são-paulina foi incapaz de bloquear. Aos quatro minutos do segundo tempo, a bola saiu de Nikão e chegou para Sidcley cruzar. Marcos Guilherme não voltou para ajudar Militão na marcação e ninguém subiu para atrapalhar a cabeçada de Gedoz. Para piorar, Sidão amorteceu a bola para Douglas Coutinho fazer 1 a 0.

Quando o desespero começava precocemente a tomar conta do Tricolor, Cueva, único que arriscava algo diferente no setor ofensivo, deu a bola para Pratto empatar. A partir daí, o São Paulo martelou por mais de meia hora, insistindo em cruzamentos. Cueva continuava sendo o único a surpreender os rivais com suas jogadas. Aos 37 minutos, arrancou em contra-ataque e serviu Maicosuel, definindo o jogo. Quando Nikão foi expulso, já nos acréscimos, a partida já tinha tomado seu rumo.

O Tricolor atingiu 34 pontos, terminando o sábado na 11ª posição, dentro da zona de classificação à Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, às 21h45, tem no Maracanã, contra o Fluminense, a chance de afastar de vez o risco de jogar a Série B. Já o Atlético-PR para nos 35 pontos, um ponto e um lugar acima do Tricolor. Visita o Vitória na quinta.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 ATLÉTICO-PR
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data-Hora: 14/10/2017 - 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michel Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Público/renda: 25.558 pagantes/R$ 683.891,00
Cartões amarelos: Maicosuel (SAO), Matheus Rossetto e Sidcley (APR)
Cartões vermelhos: Nikão (46'/2ºT) - Vermelho Direto
Gols: Douglas Coutinho (4'/2ºT) (0-1), Pratto (14'/2ºT) (1-1), Maicosuel (37'/2ºT) (2-1),

SÃO PAULO: Sidão; Militão (Araruna, aos 28'/2ºT), Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros e Hernanes; Marcos Guilherme, Cueva (Jucilei, aos 40'/2ºT) e Lucas Fernandes (Maicosuel, aos 17'/2ºT); Pratto. Técnico: Dorival Júnior.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan, Thiago Heleno, Wanderson e Nicolas (Nikão, no intervalo); Pavez, Rossetto (Ribamar, aos 40'/2ºT) e Guilherme; Douglas Coutinho, Sidcley e Pablo (Felipe Gedoz, no intervalo). Técnico: Fabiano Soares.