Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na mira do Vasco, Rato foi um dos maiores finalizadores do Brasileiro

Meia-atacante foi o artilheiro do Atlético Goianiense no Brasileirão

Wellington Rato marcou 15 gols na temporada (Arte LANCE!)
Escrito por

Semifinalista da Copa Sul-Americana, mas rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense teve uma temporada cheia de altos e baixos. Porém, apesar da irregularidade no ano, alguns jogadores conseguiram se destacar individualmente. Entre eles, o meia-atacante Wellinton Rato, que está na mira do Vasco para 2023.

> GALERIA: Terans, Pedro Raul, Vojvoda… Saiba a situação de 14 “queridinhos” do mercado atual

O jogador de 30 anos foi o artilheiro do Dragão no Brasileirão, com 8 gols marcados, e um dos atletas que mais deram passes decisivos no campeonato (11ª). Titular em 33 dos 36 jogos, Rato serviu seus companheiros 51 vezes, segundo dados do site Sofascore, apenas cinco a menos do que Arrascaeta, do Flamengo, o 10º no ranking.

Canhoto e dono de uma bola parada perigosa, Wellington atuou tanto centralizado quanto mais aberto pelos lados. Independente da posição, arriscou sempre seus chutes de média distância. Rato foi o 4º maior finalizador do Brasileiro, com 96 tentativas. Apenas Germán Cano, artilheiro pelo Fluminense, Gustavo Scarpa, um dos principais destaques do campeão Palmeiras, e Calleri, goleador do São Paulo, concluíram mais vezes em gol.

Revelado pelo Osasco Audax, Wellington defendeu as camisas do Audax Rio, Dom Bosco, Red Bull Brasil, Caldense, Sampaio Corrêa, Joinville e Ferroviário, antes de chegar ao Atlético, em 2020. No ano passado foi emprestado ao Nagasaki, do Japão, aonde marcou 7 gols e deu duas assistências em apenas 23 jogos. De volta à Goiás, viveu sua melhor temporada da carreira, estufando as redes 15 vezes e dando sete assistências em 70 partidas.

WELLINGTON RATO NO BRASILEIRO 2022
- Dados do Sofascore 

36 jogos
8 gols
3 assistências
51 passes decisivos
​96 finalizações
36 dribles
29 desarmes