Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Melhoramos, mas o desafio é crescer com a ajuda do VAR’, diz Daronco

Árbitro valoriza a inserção da tecnologia e acredita que a tendência é a arbitragem brasileira se aprimorar: 'Rodada a rodada, vamos melhorando nossa forma de apitar'

Daronco exaltou a sensibilização por 'Campanha de Respeito ao Árbitro' (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

A luta para tornar o futebol cada vez mais justo é a tônica da arbitragem brasileira. Em entrevista ao LANCE! nesta segunda-feira, após a palestra realizada pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, o árbitro Anderson Daronco não escondeu que a entrada do VAR trouxe progressos em campo:

- A gente vê com muitos bons olhos a inserção. Ela veio em um momento em que estava difícil de acompanhar a velocidade com a qual o jogo se desenvolvia. O VAR serve para legitimar o jogo, é um "seguro extra", uma segunda oportunidade para vermos lances difíceis, nos quais a condição humana não pode acompanhar. Sabemos o quanto nossas decisões são importantes, em especial por trabalharmos nos nossos maiores campeonatos do país. 

Daronco apontou que a arbitragem ainda tem a evoluir. Contudo, já vê melhorias no apito:

- Nosso desafio é crescer com o uso do VAR. Estamos em adaptação, não terminamos nem a primeira edição do Campeonato Brasileiro! Mas acredito que estamos melhores do que na primeira rodada. A questão é buscar, rodada a rodada, melhorar. Neste contexto geral, os árbitros vão crescer na competição.

Daronco ainda falou sobre a Campanha de Respeito ao Árbitro. O gaúcho, que é árbitro Fifa, esteve no evento ao lado de outros juízes e assistentes: 

- É importante esta sensibilização, que existe um ser humano apitando e ele é quem mais torce por si. Por mais que ele  cause impacto em uma grande nação de torcedores, quem mais sofre com erros é o árbitro. Isso é a busca pela sensibilização, pelo amor que ele demonstra ao jogo.