Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: O futebol brasileiro finge viver num universo à parte

Entre o surto e a volta do público, o caos se instaura no Brasileirão

Palmeiras x Flamengo está marcado para este domingo (27), no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

A isonomia que clubes e CBF debatem sobre adiamento ou não de jogos do Campeonato Brasileiro, diante do surto que atingiu grande parte do elenco e comissão técnica do Flamengo, precisa agora se estender também à discussão sobre o retorno do público aos estádios.

Preservar os atletas e usar outra lógica para planejar volta dos torcedores às arquibancadas só reforça que o protocolo perseguido agora é prioritariamente financeiro. Desde o início da pandemia, o Flamengo encabeça as articulações para o retorno das competições - e agora para que o Maracanã possa ter pelo menos 30% de ocupação.

Justificou isso muitas vezes enfatizando seus próprios protocolos, que ruíram na última semana com a viagem para o Equador. Com o elenco desfigurado, bateu à porta da CBF para remarcar o confronto de domingo com o Palmeiras, que é contra o pedido. O Sindicato dos Atletas de São Paulo ameaça ir à Justiça para garantir o adiamento. E assim o caos se formou, para surpresa de ninguém.

Em um país onde ainda não há controle dos casos de Covid-19, o futebol brasileiro finge viver num universo à parte. A preocupação com a saúde pública não pode caber apenas dentro dos centros de treinamento. Por maiores que sejam os impactos nas receitas, os clubes, mais uma vez desunidos e mirando apenas seus próprios umbigos, não podem esquecer que o compromisso social faz parte de suas essências.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.