Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Goleadores têm cinco rodadas para evitarem ‘pior artilheiro da história’

Fred, com 13 gols, lidera corrida na artilharia do Brasileirão. Souza, com 17 gols em 2006, é o artilheiro com número mais baixo de gols na história dos pontos corridos

(Foto: Pedro Vilela)
Escrito por

Fred, com 13 gols, defende a artilharia do Brasileirão no domingo, na partida entre Coritiba e Atlético-MG, no Couto Pereira. O atacante tem cinco rodadas para tentar evitar que a edição de 2016 seja a de um artilheiro com menos gols na história dos pontos corridos. Souza, do Goiás, foi o goleador com a menor marca, em 2006: 17 gols. Fred precisaria marcar ao menos um gol por rodada para evitar a marca negativa dos goleadores neste ano. O atacante do Galo, artilheiro da era dos pontos corridos (122 gols), já foi goleador, com a camisa do Fluminense, das edições de 2012 e 2014 (ver lista abaixo).

A briga pelo topo, no entanto, ainda está aberta. No próprio Galo, Robinho, com 12, está na disputa. A rodada do fim de semana terá outros candidatos em ação: Diego Souza, do Sport, Willian Pottker, da Ponte, e Gabriel Jesus, do Palmeiras, todos com 11 gols, serão titulares no fim de semana. O palmeirense tenta encerrar um jejum de cinco rodadas sem marcar no Brasileirão. Confira onde estarão os principais artilheiros do Brasil e vote no seu favorito:

Sábado - 17h - Flamengo x Botafogo

​Artilheiro do Bota com 11 gols, Sassá deve ser opção no banco de reservas. Neilton e Guerrero, ambos com oito, duelam no clássico do Maracanã.

Sábado - 19h30 - São Paulo x Corinthians
Cueva é o principal goleador do Tricolor no Brasileirão, com seis gols. Romero, Marquinhos Gabriel e Guilherme, do Timão, têm cinco gols cada.

Sábado - 21h - Ponte Preta x Santos

William Pottker, com 11 gols, está escalado no ataque da Macaca. O artilheiro do Peixe com dez gols, Vitor Bueno ao time após lesão.

Domingo - 17h - Palmeiras x Internacional
Gabriel Jesus, com 11 gols, tenta acabar com o jejum de cinco rodadas e voltar a brigar pela artilharia. Vitinho, com oito, é dúvida no Colorado.

Domingo - 17h - Cruzeiro x Fluminense
​Ábila, com sete gols, é o goleador da Raposa no Brasileirão. Cícero e Gustavo Scarpa dividem a artilharia do Flu, com oito gols.

Domingo - 17h - Santa Cruz x América-MG

​Grafite, com dez gols, e Keno, com nove, dividem a artilharia do Santa no duelo dos piores times do Brasileirão. O América não tem goleadores.

Domingo - 17h - Vitória x Atlético-PR
​Kieza, com oito gols, e Marinho, com seis, são os artilheiros da equipe da casa. Pablo, com sete, á o goleador do Furacão no torneio.

Domingo - 19h30 - Chapecoense x Figueirense
Bruno Rangel, com dez gols, lidera o ataque da Chape. O Figueira tem em Rafael Moura, com sete, seu artilheiro.

Domingo - 19h30 - Coritiba x Atlético-MG
Fred estará em campo para defender a artilharia do Brasileirão, com 13 gols. Robinho está na cola, com 12. Kleber é o artilheiro do Coxa: sete gols.

Segunda-feira - 20h - Grêmio x Sport
​Luan, com seis gols, é o artilheiro do time da casa. Diego Souza, com 11, ainda luta pela artilharia do Brasileirão pelo lado do Leão.

OS ARTILHEIROS DOS PONTOS CORRIDOS

2003 - Dimba (Goiás) - 19 gols
​2004 - Washington (Atlético-PR) - 34 gols
2005 - Romário (Vasco) - 22 gols
2006 - Souza (Goiás) - 17 gols
2007 - Josiel (Paraná) - 20 gols
2008 - Washington (Flu), Keirrison (Coritiba) e Kleber Pereira (Santos) - 21 gols 
2009 - Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG) - 19 gols
2010 - Jonas (Grêmio) - 23 gols
2011 - Borges (Santos) - 23 gols
2012 - Fred (Fluminense) - 20 gols
2013 - Éderson (Atlético-PR) - 21 gols
2014 - Fred (Fluminense) - 18 gols
2015 - Ricardo Oliveira (Santos) - 20 gols