Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Fortaleza
escudo default
1
0
escudo default
Juventude

Fortaleza vence o Juventude no Castelão pelo Brasileirão e garante vaga histórica na Libertadores

Argentino Depietri foi o herói da noite e marcou o único gol do jogo; time gaúcho, por sua vez, segue ameaçado de rebaixamento

Fortaleza venceu o Juventude no Castelão e confirmou sua vaga na próxima Libertadores (Fernando Alves/ECJuventude)
Escrito por

O histórico dia 3 de dezembro de 2021 jamais irá sair da cabeça do torcedor do Fortaleza. Depois de viver um martírio com direito a oito anos na Série C do Brasileirão, entre 2010 e 2017, o Leão do Pici, campeão da Série B de 2018, confirmou, na noite desta sexta-feira, sua vaga na próxima edição da Libertadores da América.

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, a equipe chegou aos 55 pontos e vai disputar o torneio continental em 2022. O gol foi marcado pelo argentino Depietri. A duas rodadas para o fim do campeonato, o Fortaleza é o 5º colocado, e segue lutando para terminar entre os quatro primeiros colocado - está um ponto atrás do Corinthians, 4º. A situação do Juventude, por sua vez, segue alarmante: é o 15º, com 43, três a mais que o Bahia, que abre a zona de rebaixamento.

Os dois times voltam a campo na segunda-feira. O Juventude viaja para encarar o São Paulo, às 19h. Já o Fortaleza visita o Cuiabá, às 20h. Ambas as partidas são válidas pela 37ª rodada do Brasileirão Série A.

>Aplicativo de resultados do LANCE! está disponível na versão iOS

QUE PRESSÃO!
Os primeiros minutos na Arena Castelão foram totalmente do Fortaleza. Logo nos movimentos iniciais, Éderson obrigou Douglas a cair no canto esquerdo para espalmar. No rebote, a bola foi alçada na área, e Robson cabeceou com desvio.

Chamado para avaliar o lance devido a um toque no braço do zagueiro do Juventude, Bruno Arleu de Araújo acabou pegando falta de ataque antes da bola bater na mão. Mais tarde, Robson voltou a levar perigo quando saiu cara a cara com Douglas, mas, de esquerda, pegou mal na bola.

DOMÍNIO
A parte intermediária do primeiro tempo continuou mostrando o Fortaleza mais afim de conseguir a vitória em casa. Entretanto, o Juventude montou uma barreira na frente da sua área, evitando todas as investidas do time da casa.

Na sua melhor chance, o Leão do Pici chegou em um lançamento de Matheus Vargas, que encontrou Yago Pikachu aparecendo como elemento surpresa na área adversária, mas a finalização foi fraca e parou nas mãos de Douglas.

POR POUCO!
​O Juventude praticamente não jogou ao longo da primeira etapa. Quando a equipe conseguiu sair um pouco do campo de defesa, errou nos últimos passes no ataque e sequer conseguiu levar algum perigo para o gol defendido por Marcelo Boeck.

Do outro lado, se não estava conseguindo com os seus atacantes, o Fortaleza quase marcou com uma ajuda do adversário. David levou para o fundo e cruzou rasteiro. Robson tentou completar de carrinho, mas não alcançou. Ao tentar cortar de esquerda, Michel Macedo pegou mal e quase mandou contra o próprio gol.

VOLTOU MOVIMENTADO
O intervalo fez bem ao Juventude. O time gaúcho voltou mais ligado no jogo e levou perigo nos lances individuais de Sorriso, que apareceu mais para o confronto. A primeira grande chance veio em um cruzamento escorado pelo atacante, que encontrou Jadson. O meia finalizou por cima do gol.

​Apesar do reinício apático, o Fortaleza levou muito perigo quando conseguiu finalizar. Pikachu invadiu a área e cruzou para Robson. O atacante finalizou, e Douglas fez a defesa. Na sequência da jogada, Osvaldo chegou ao fundo e cruzou rasteiro para nova intervenção do arqueiro.

QUASE!
O Juventude seguiu ligado no jogo e mostrou uma postura ainda mais diferente. Com Sorriso permanecendo como protagonista, Michel Macedo levantou na cabeça do atacante, que cabeceou no canto, mas Boeck fez milagre.

Depois do susto, o Fortaleza tentou esfriar o ânimo do confronto e conseguiu por um período. Aos 28 minutos, em bola alçada na área, o desvio veio na primeira trave, mas Ricardo Bueno não conseguiu completar para o gol.

DO BANCO PARA O GOL
Vendo a parte ofensiva sofrer para criar algo, Vojvoda mexeu no time. Apesar disso, os visitantes continuaram levando perigo e acertaram a trave em cruzamento de Chico, que encontrou Vitor Mendes. Na sobra, Sorriso errou o alvo.

Em saída errada de Douglas e erro de domínio de Vitor Mendes, Depietri, que havia entrado nas mexidas de Vojvoda, aproveitou o vacilo e estufou as redes, marcando o gol da vitória do Fortaleza.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 JUVENTUDE
​​​Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/Horário: 03 de dezembro de 2021 (sexta-feira), às 21h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)
Gol: Depietri (36'/2°T)
Cartões amarelos: Robson, Lucas Crispim (Fortaleza)

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Matheus Jussa e Titi; Éderson, Felipe, Matheus Vargas (Romarinho, aos 21'/2°T), Lucas Crispim (Osvaldo, aos 8'/2°T) e Yago Pikachu; David e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

JUVENTUDE: Douglas Friedrich; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Dawhan, Jadson, Guilherme Castilho e Wescley (Chico, aos 20'/2°T); Sorriso e Ricardo Bueno. Técnico: Émerson Ávila.