Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo é o time que fez menos alterações no Brasileirão e Athletico-PR é quem mais muda; veja o ranking

Em disputa direta pela liderança da competição, Atlético-MG, Internacional e São Paulo vêm logo acima do Rubro-Negro na lista

Equipes têm o direito de realizar cinco alterações neste Campeonato Brasileiro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

A possibilidade de realizar cinco alterações foi uma das novidades do futebol após o retorno em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Mesmo com elencos mais recheados, em 20 rodadas do Campeonato Brasileiro, alguns dos times que disputam o título da competição são os que menos se utilizam deste recurso. O LANCE! realizou um levantamento e constatou que o Flamengo é a equipe que menos mudou jogadores ao longo das partidas. Acima dele estão o Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Botafogo.

Quem mais faz mudanças é o Athletico-PR, com média de 4,89. O Palmeiras vem logo depois, seguido por Corinthians, Coritiba, Sport, Ceará e Fortaleza. Em termos de colocação, a parte de cima deste ranking diz pouco, já que duas destas equipes lutam contra o rebaixamento, outras duas estão entre a briga do Z4 e o meio da tabela, duas estão na parte intermediária e uma no G6. O que mostra mais impacto são os times que menos alteram a formação inicial, já que quatro dos cinco disputam título.

As cinco alterações permitidas foram utilizadas 229 vezes nas 20 rodadas do Brasileirão até o momento. O Flamengo foi o único a mudar apenas uma vez em uma partida, na 11ª rodada. O Rubro-Negro também chegou a fazer só duas mexidas, assim como Atlético-MG, São Paulo, Internacional, Botafogo, Santos e Red Bull Bragantino.

Vale lembrar que algumas equipes não chegaram a completar os 20 jogos disputados até o momento. São os casos de Athletico-PR, Palmeiras, Ceará, Fortaleza, Grêmio, Botafogo e Atlético-MG todos com um jogo a menos. Vasco e Goiás não fizeram duas partidas. Enquanto o São Paulo ainda deve três duelos.

VEJA O RANKING COM A MÉDIA DE MUDANÇAS POR JOGO:

1- Athletico-PR: 4,89 (um jogo a menos)
2- Palmeiras: 4,78 (um jogo a menos)
3- Corinthians: 4,75
4- Coritiba: 4,65
- Sport: 4,65
6- Ceará: 4,63 (um jogo a menos)
- Fortaleza: 4,63 (um jogo a menos)
8- Red Bull Bragantino: 4,60
- Bahia: 4,60
10- Atlético-GO: 4,55
11- Vasco: 4,44 (dois jogos a menos)
12- Santos: 4,35
13- Goiás: 4,27 (dois jogos a menos)
14- Fluminense: 4,25
15- Grêmio: 4,21 (um jogo a menos)
16- Botafogo: 4,15 (um jogo a menos)
- Internacional: 4,15
18- São Paulo: 4,05 (três jogos a menos)
19- Atlético-MG: 3,89 (um jogo a menos)
20- Flamengo: 3,75