Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cueva põe o Corinthians para dançar e São Paulo massacra no Morumbi

Peruano volta a marcar em um Majestoso e acaba com o rival com mais três assistências. Joias de Cotia também brilham e até Chavez quebra jejum. Pior para o abatido Timão<br>

&nbsp;(Foto: Mauro Horita/AGIF/Lancepress!)
Escrito por

Se o último objetivo do São Paulo era vencer seu segundo clássico na temporada, a tarefa foi concluída com perfeição na noite deste sábado. Com o Morumbi lotado e uma atuação espetacular de Christian Cueva, o Tricolor passou por cima do Corinthians na 34ª rodada e se livrou de vez dos riscos de rebaixamento no Campeonato Brasileiro ao golear por 4 a 0.

Quando o Majestoso, embate que os são-paulinos não venciam há quatro partidas, começou equilibrado, Cueva apresentou sua principal arma desde a chegada ao Brasil. Após pênalti discutível de Fagner em Kelvin, o peruano trocou o hábito de ter cobrado cinco das seis penalidades anteriores no canto direito e usou cavadinha para desmontar Cássio, aos 14 minutos. Sétimo gol do camisa 13, sexto da marca da cal.

O Corinthians era completamente inofensivo, sempre brecado com facilidade por Thiago Mendes e João Schmidt. Rodriguinho se desdobrava para organizar o time de Oswaldo de Oliveira, mas Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto pareciam desconectados do clássico. Mesmo com tarde irregular de Buffarini e Mena, o São Paulo só foi levar sustos nos minutos finais do primeiro tempo, em descidas de Uendel e chegadas de Romero.


A etapa final continuou com o marasmo alvinegro, uma ineficiência assustadora, em contraste com entrega absoluta do Tricolor. Mais discrepante ainda era o desempenho de Cueva. A cada passe, o peruano fazia a zaga rival bater cabeça e deixava Chavez sempre em ótimas condições. Mas foi David Neres, a estrela de Ricardo Gomes, quem se aproveitou primeiro da magia de Cueva.

No meio dos quatro defensores corintianos, o meia encontrou Neres sozinho, que teve tempo para iludir Cássio e bater no contrapé para ampliar a vantagem aos 15 minutos. O baile de Cueva estava inaugurado, com assistência, enfim, para Chavez desencantar após dez jogos e fuzilar Cássio, de novo no canto esquerdo baixo. Sétimo gol do argentino que, ao lado de Cueva, se tornou vice-artilheiro do time na temporada, atrás apenas de Calleri.

Nas arquibancadas, os quase 54 mil são-paulinos não se satisfaziam com o 3 a 0 no placar. Gritavam "mais um" a todo instante para tentar vingar os 6 a 1 de 2015. em Itaquera. Cueva, é claro, tentou atender aos pedidos: anotou a terceira assistência no jogo e fez Luiz Araújo marcar pela primeira vez como profissional. Em campo, os corintianos perdiam a cabeça com entradas violentas, como as de Rodriguinho e Willians, e uma quantidade assustadora de passes errados.

O baile do São Paulo, com magia de Cueva, fez a equipe de Ricardo Gomes chegar a 45 pontos na 11ª colocação. Já o Corinthians continua em sétimo, com 50 pontos, e cada vez mais sob a desconfiança da torcida. Agora, assim como o rival tricolor, que vive temporada conturbada, o Timão acaba 2016 com apenas duas vitórias em clássicos - ambos disputaram nove.

O São Paulo voltará a campo somente no dia 17, uma quinta-feira, quando receberá o Grêmio no Morumbi, às 19h30. Já o Corinthians entrará em campo um dia antes, contra o Figueirense, em Florianópolis, às 21h45. 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 4 X 0 CORINTHIANS

Local:
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data-horário: 5 de novembro de 2016, sábado, às 19h30
Árbitro: Claudio Francisco Lima E Silva - SE (ESP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo - MG (FIFA) e Nadine Schramm Camara Bastos - SC (FIFA)
Público/renda: 53.781 pessoas/R$ 723.844,00
Cartões amarelos: Wesley, Luiz Araujo e João Schmidt (SAO) e Balbuena, Vilson, Romero e Rodriguinho (COR)
Gols: Cueva 14'1ºT (pen) (1-0); David Neres 15'2ºT (2-0); Chavez 21'2ºT (3-0) e Luiz Araujo 47'2ºT (4-0)

SÃO PAULO: Denis; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt, Thiago Mendes e Cueva; Kelvin (Luiz Araújo 39'1ºT) e David Neres (Wesley 37'2ºT); Chavez (Pedro 35'2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Vilson, Balbuena e Uendel (Guilherme Arana - intervalo); Willians; Romero, Giovanni Augusto, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel (Rildo 16'2ºT); Guilherme (Camacho 26'2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.