Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clubes da Série A anunciam criação de liga para organizarem o Brasileiro a partir de 2022

Documento assinado por 19 das 20 equipes que disputam a competição atual será entregue nesta tarde, em reunião com a nova direção da entidade

Dirigentes de clubes se reunirão com cartolas da CBF (Divulgação)
Escrito por

A mobilização por mudanças no futebol brasileiro já existe no papel. De acordo com o "GE", nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, 19 dos 20 clubes da Série A assinaram um documento no qual entram em consenso para a fundação de uma liga na qual organizarão o Campeonato Brasileiro, que atualmente é feito pela CBF. 

O documento será entregue à direção da CBF em uma reunião nesta tarde, na sede da entidade. O desejo é organizar a competição a partir do ano que vem.

O único clube que não assinou o documento foi o Sport, mas não por oposição à ideia. O Leão está sem presidente porque Milton Bivar renunciou nesta terça-feira e não há uma nova data para nova eleição. 

Está marcada para esta tarde a reunião dos clubes com a nova direção (que tem como presidente em exercício Antonio Carlos Nunes). Haverá outros temas em pauta, mas a criação da liga é vista como a mais relevante por dirigentes dos clubes, que, por sua vez, pedem mais espaço nas decisões tomadas na CBF.

Os clubes participam da Assembleia Geral Eleitoral, que se reúne para escolher o presidente e os vices. E seu peso nas votações. As 27 federações têm peso 3 (portanto, juntas são 81), enquanto os votos dos 20 clubes da Série A têm peso 2 (40) e os votos dos clubes da Série B têm peso 1 (que, somando, chega a 20). Há uma discussão desta concentração de poder.

De acordo com o Artigo 24 do estatuto da CBF, há necessidade da aprovação da Assembleia Geral Administrativa, retirando o poder das federações estaduais.