Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Chapecoense
escudo default
1
0
escudo default
São Paulo

Chape garante permanência na Série A ao bater o São Paulo, que fica em 5º

Leandro Pereira faz o gol da vitória na Arena Condá lotada e mantém a Chapecoense no grupo dos clubes que nunca caíram. Tricolor terá de disputar a fase preliminar da Liberta

Leandro Pereira, autor do gol, disputa bola com Arboleda - FOTO: Liamara Polli/Photo Premium
Escrito por

A Chapecoense continua no grupo dos clubes que nunca foram rebaixados da Série A para a Série B. Para alegria da torcida que lotou a Arena Condá neste domingo, o time venceu o São Paulo por 1 a 0, gol de Leandro Pereira, e fechou o Brasileiro em 14ª, com 44 pontos.

Já o Tricolor paulista não atingiu o desejado quarto lugar e terá de disputar a fase preliminar da Libertadores de 2019. Como o Grêmio venceu o Corinthians, nem uma vitória seria suficiente para chegar ao G4. Campeão simbólico do primeiro turno com 41 pontos, que deu o Troféu Osmar Santos oferecido pelo LANCE!,  o São Paulo somou apenas 22 no returno e encerrou a competição em quinto lugar, com 63 pontos somados.

Cadê a chapada do Nenê?
O São Paulo jogou em ritmo lento no primeiro tempo, mas conseguiu criar duas chances de gol. As duas caíram nos pés de Nenê, que finalizou a primeira sem nenhuma força e a segunda sem nenhuma direção.

A Chape, sem o ímpeto necessário a quem corria risco de rebaixamento, se resumiu à briga de Wellington Paulista com os zagueiros são-paulinos. Ele reclamou de um pênalti (que não houve) no começo do jogo e, já perto do fim da etapa inicial, acertou uma cabeçada na trave de Jean.

Àquela altura, o Grêmio vencia o Corinthians e deixava o São Paulo fora do G4. A Chape se beneficiava da derrota do América-MG para o Flu e do 0 a 0 do Sport com o Santos.

Gol do alívio
O jogo continuou morno no segundo tempo, mas a Chape conseguiu marcar o gol que garantiu a permanência na Série A independentemente de qualquer outro resultado. Aos 22 minutos, Canteros recebeu em impedimento e cruzou para Leandro Pereira marcar de cabeça.

Como o Grêmio continuava vencendo, um gol são-paulino na parte final do jogo não serviria para nada além de rebaixar a Chapecoense, já que o Sport fez 2 a 1 no Santos.

André Jardine até tentou acordar sua equipe com as entradas dos garotos Igor Gomes, Shaylon e Brenner nas vagas dos experientes Nenê, Edimar e Diego Souza, mas o goleiro Jandrei continuou assistindo à partida sem ser incomodado.

Efetivado, Jardine somou duas derrotas, dois empates e só uma vitória nos cinco jogos em que substituiu Diego Aguirre. A missão era o G4... Que o ano que vem seja melhor.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE 1 x 0 SÃO PAULO

Local: Arena Condá, Chapecó (SC)
Data/Horário: 2/12/2018, às 17h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Público e renda: 19.992 torcedores / R$ 331.630,00
Cartões amarelos: Jean, Arboleda, Everton (SAO)
Cartões vermelhos: -

Gol: Leandro Pereira, aos 22'/2ºT (1-0)

CHAPECOENSE:
Jandrei, Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo, Canteros (Elicarlos - 41'/2ºT) e Diego Torres (Bruno Silva - 23'/2ºT); Leandro Pereira (Osman - 40'/2ºT) e Wellington Paulista. Técnico: Claudinei Oliveira.

SÃO PAULO: Jean, Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Edimar (Shaylon - 24'/2ºT); Hudson, Liziero e Nenê (Igor Gomes - 24'/2ºT); Helinho, Everton e Diego Souza (Brenner - 40'/2ºT). Técnico: André Jardine.