Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ceará vence Juventude e sobe na tabela da Série A

Com os dois gols no início do 2° tempo, Vozão pegou o elevador e ganhou seis posições na classificação

Saulo Mineiro foi o autor do primeiro gol da noite no Castelão (Foto: Felipe Santos / Ceará SC)
Escrito por

Apesar do 1° tempo abaixo de lado a lado, o Ceará voltou ligado na etapa final e, com gols de Saulo Mineiro e Gabriel Lacerda logo após o intervalo, garantiu a vitória por 2 a 0 sobre o Juventude na noite deste domingo (4). Com o triunfo, o Vozão chegou à 7ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro, enquanto o Ju teve sua série de quatro jogos sem perder quebrada e caiu para o 11° lugar.

Agora ambas equipes voltam a campo no meio de semana. Na quarta-feira (7), o Ceará encara o Fluminense, fora de casa, às 21h30. Por outro lado, no mesmo dia, mas às 18h, o Juventude visita o Bahia.

Jogo muito parado
Os primeiros minutos na Arena Castelão foram de pouca bola rolando. Isso porque a partida contou com algumas faltas em seu início, bem como paralisações para os atendimentos a Gabriel Lacerda e Fernando Sobral, ambos do Ceará.

Com a bola, o Juventude se mostrou uma equipe mais objetiva. Contudo, o primeiro chute de perigo aconteceu somente aos 14 minutos, quando Marcos Vinícios arrancou pela direita, pedalou, limpou a marcação e bateu para fora, próximo à trave esquerda de Richard.

Ceará chega pela primeira vez
A partida continuou sem ritmo no Castelão. Contudo, diferentemente dos primeiros minutos, o Ceará passou a ter mais a bola e tentar criar suas jogadas. Aos 24, Mendoza recebeu, invadiu a área, mas Marcelo Carné fechou bem o ângulo e travou a finalização do colombiano.

Pelo lado gaúcho, as jogadas se resumiram a Marcos Vinícios. Pelo lado direito, o ponta foi o responsável por buscar os lances mais agudos, principalmente tentando partir para os duelos individuais.

Intervalo sem muitas emoções
A intensidade da partida seguiu em nível muito abaixo do esperado. Sem criatividade, o Ceará teve a maior posse de bola na reta final do 1° tempo. Assim, só conseguiu chegar novamente com relativo perigo aos 45', quando Kelvyn se apresentou pela esquerda e cruzou para Saulo Mineiro. O atacante se antecipou à defesa, mas errou o cabeceio.

Por sua vez, o Juventude continuou sem conseguir impor algum perigo ao gol de Richard igual fez nos primeiros minutos do confronto. Aos gaúchos, coube se fechar no campo defensivo e correr atrás das trocas de passes dos donos da casa.

Volta com gols
O desenho tático do jogo permaneceu o mesmo no retorno das equipes do intervalo. Contudo, a grande diferença ficou pelas bolas na rede. Aos 2 minutos, Lima, mesmo marcado, conseguiu tocar para Saulo Mineiro, que desviou com a ponta do pé e tirou de Marcelo Carné, fazendo 1 a 0 para o Vozão.

Mesmo com a vantagem, o Ceará não diminuiu o ritmo e ampliou o marcador logo em seguida. Após cobrança de escanteio de Jorginho, Gabriel Lacerda fechou na primeira trave e testou para o fundo do gol do Juventude.

Expulsão prevista
Os dois gols repentinos abalaram a equipe do Juventude, que passou a sair mais para o jogo, mas esbarrou na bem postada defesa da equipe mandante. Sendo assim, as ações se limitaram a passes de lado.

A situação que já estava complicada, ficou ainda mais quando Guilherme Castilho levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Aos 17', o meia foi punido com a primeira advertência após acertar Fernando Sobra. Sete minutos depois, o meia que já parecia nervoso pegou Vina e não teve perdão.

Quase o terceiro
Com um a mais, o Vozão passou a administrar ainda mais o confronto. Mas, mesmo assim, buscou aproveitar as brechas na defesa adversária eventualmente. Aos 27 minutos, Mendoza tocou para Jael que, de primeira, serviu Vina. O meia tentou a finalização, mas parou em Marcelo Carné, que fechou bem o ângulo.

Depois da chance, a partida caiu ainda mais de ritmo, com o Vozão controlando a bola, apenas esperando o apito final. Já o Juventude pouco conseguiu fazer quando teve ela nos pés, levando a derrota de 2 a 0 na bagagem para o Rio Grande do Sul.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 JUVENTUDE
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Data/Horário: 04 de julho de 2021 (domingo), às 18h15
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO)
Gols: Saulo Mineiro (2'/2°T) (1-0), Gabriel Lacerda (7'/2°T) (2-0)
Cartões amarelos: Guilherme Castilho, Fernando Pacheco (Juventude), Jael, Buiú (Ceará)
Cartão vermelho: Guilherme Castilho (Juventude)

CEARÁ: Richard, Buiú, Messias, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Fernando Sobral, Marlon (Oliveira, aos 35'/2°T), Jorginho (Vina, aos 14'/2°T), Lima (Rick, aos 35'/2°T) e Mendoza; Saulo Mineiro (Jael, aos 26'/2°T). Técnico: Guto Ferreira.

JUVENTUDE: Marcelo Carné, Michel Macedo, Cléberson, Rafael Forster e William Matheus; Matheus Jesus (Jadson, aos 20'/2°T), Guilherme Castilho, Chico (Bruninho, aos 20'/2°T), Marcos Vinícios (Capixaba, aos 42'/2°T) e Paulinho Bóia (Fernando Pacheco, aos 20'/2°T); Matheus Peixoto (Didi, aos 27'/2°T). Técnico: Marquinhos Santos.