Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Palmeiras
escudo default
2
3
escudo default
Ceará

Ceará mostra força, surpreende e vence o Palmeiras no Allianz na estreia no Brasileirão

Verdão deixou escapar uma invencibilidade quatro jogos em estreias em casa no Nacional

Escrito por

Na noite deste sábado (9), o Palmeiras estreou no Brasileirão com derrota pelo placar de 3 a 2 diante do Ceará, no Allianz Parque. Jorge marcou um gol contra, Mendoza ampliou e Lucas Ribeiro liquidou. Do lado do Verdão, Zé Rafael e Gustavo Gómez, de pênalti, diminuíram o marcador. Com o resultado, a equipe alviverde deixou escapar uma invencibilidade de quatro jogos em estreias no nacional.

GALERIA
> Brasileirão: Google revela os times mais buscados nas últimas duas décadas
> Saiba quem são os fregueses nos clássicos do Brasileirão

Verdão encontra adversário difícil e sofre 2 a 1 ainda na primeira etapa

Logo no começo da partida foi possível notar que seria um duelo difícil para o Palmeiras. Aos cinco minutos, após forte pressão, Rodrigo Lindoso roubou no meio-campo e tocou para Mendoza na esquerda, que cruzou na pequena área. O lateral Jorge tentou cortar, mas acabou fazendo um gol contra que fez com que o Ceará abrisse 1 a 0 no placar.

Em seguida, o Alviverde tentou uma reação imediata com Dudu, de cabeça, mas a finalização foi pela linha de fundo. Por outro lado, Mendoza, um dos principais nomes do Vozão na primeira etapa, ampliou o marcador aos 13 minutos. Após escanteio fechado cobrado por Vina e boa defesa de Weverton, o atacante teve a chance de um rebote que parou em Marcos Rocha em cima da linha. Na sequência, a bola caiu nos pés do colombiano novamente e ele não perdoou. 2 a 0.

TABELA:
> Clique aqui para conferir a tabela completa do Brasileirão!

Zé Rafael foi um dos autores dos gols (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Somente aos 21 minutos a torcida presente no Allianz Parque pôde comemorar um gol palmeirense. Em uma tabelinha entre Dudu e Veiga, o camisa 7 deu uma deixadinha, e a bola chegou limpa nos pés de Zé Rafael. De primeira, o meio-campista acertou um lindo chute para diminuir para os mandantes.

Aos 35, lance polêmico contra o Verdão. Após escanteio a favor do Ceará, Rony tentou o cabeceio, mas a bola tocou em seu braço. Apesar dos jogadores do Ceará pedirem que o lance fosse checado no VAR, o jogo seguiu normalmente.

Ao final do primeiro tempo as duas equipes criaram boas chances. Primeiro foi a vez do Verdão, com Rony. O camisa 10 recebeu bom passe de Dudu na cara do gol, mas finalizou para fora. Depois, Sobral arriscou de fora da área para tentar o terceiro tento do Vozão na partida, mas Weverton fez boa defesa. A partida foi para o intervalo com 2 a 1 no placar.

Ceará conseguiu se impor e Palmeiras não reverteu o marcador

Mais uma vez, na volta do intervalo, Rafael Navarro entrou na equipe alviverde substituindo o lateral Jorge. A opção logo mostrou ser positiva, quando aos nove minutos, Scarpa cruzou e, depois de uma disputa de bola de Atuesta, o atacante dividiu com a zaga mas finalizou para fora na pequena área.

Com Abel Ferreira cada vez mais nervoso na beira do gramado, o Palmeiras tentava reverter o marcador com todas as suas principais armas. Em jogada ensaiada, Atuesta achou o meia Scarpa, que chutou de fora e exigiu grande defesa do goleiro do Ceará.

Por outro lado, o Vozão continuou com um ritmo intenso atuando no contra-ataque. Richardson tocou para Vina, que bateu para o gol. A bola perigosa desviou em Mayke e foi para fora. Contudo, o VAR seria acionado em caso de gol, já que na origem do lance houve uma falta em Scarpa.

O terceiro da equipe visitante estava cada vez mais próximo. Erick quase marcou um gol de placa em pleno Allianz Parque. O atacante deu um rolinho em Murilo, deixou Danilo no chão e bateu para o gol. Porém, Weverton fez uma ótima defesa.

Aos 39 minutos, nada foi capaz de impedir o tento cearense. Em contra-ataque puxado por Vina, Erick chutou, Weverton espalmou e, no rebote, Lucas Ribeiro, que entrou no segundo tempo, encheu o pé e mandou para o fundo da rede.

Nos acréscimos, uma jogada de ataque alviverde de Gabriel Verón foi para o VAR e o pênalti de Richardson foi marcado. O zagueiro e capitão Gustavo Gómez bateu bem e converteu para diminuir aos 50 minutos.

Já nos instantes finais de jogo, o Palmeiras não conseguiu criar mais nenhuma chance perigosa. Bem postada defensivamente, a equipe do Ceará se segurou e a partida terminou 3 a 2 para o time visitante.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 3 CEARÁ

Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data-Hora: 9/4/2022 - 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (DF) e Lorival Cândido das Flores (DF)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Público/Renda: 27.100/R$ 1.585.113,50
Cartões amarelos: Abel Ferreira, Jorge, Zé Rafael, Marcos Rocha e Danilo (PAL); Vina, Mendoza, Luiz Otávio, Erick, Richard Coelho, Geovane, Lindoso, Nino Paraíba, Iury Castilho e Dorival Júnior (CEA)
Cartões vermelhos: Vina (CEA)
Gols: Jorge (contra/5'/1ºT) (0-1), Mendoza (13'/1ºT) (0-2), Zé Rafael (21'/1ºT) (1-2), Lucas Ribeiro (39’/2ºT) (1-3), Gustavo Gómez (pênalti/50’2ºT)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 15’/2ºT), Murilo, Gustavo Gómez e Jorge (Rafael Navarro, no intervalo); Danilo, Zé Rafael (Atuesta, no intervalo), Raphael Veiga (Gabriel Verón, aos 27’/2ºT) e Gustavo Scarpa; Dudu (Giovani, aos 27’/2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio (Gabriel Lacerda, aos 2’/2ºT) e Bruno Pacheco (Geovane, aos 29’/2ºT); Richard Coelho (Lucas Ribeiro, aos 29’/2ºT) e Rodrigo Lindoso; Fernando Sobral (Richardson, aos 2’/2ºT), Vina e Mendoza; Lima (Erick, aos 13’/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.