Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo vence, cola no bloco de cima e afasta mais o Corinthians do G4

Com gol de cavadinha de Neilton e finalização precisa de Diogo Barbosa, Glorioso vence o Corinthians no Rio de Janeiro e sobe na tabela. Defesa do Timão falha demais

(Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Escrito por

Dominante na Arena da Ilha, o Botafogo venceu o Corinthians por 2 a 0 e deu mais um passo almejando a parte de cima da tabela. Para o Timão, a derrota expôs falhas defensivas da dupla de zaga composta por Yago e Balbuena e a falta que Rodriguinho faz na criação do meio-campo.

O primeiro tempo foi de amplo domínio do time da casa. Incisivo com Diogo Barbosa no meio, o Botafogo era superior ao Corinthians, que atuava mais resguardado, esperando uma bola. Vinícius Tanque - que ganhara a vaga de Canales - já havia desperdiçado ótima chance. Aos 23 minutos, Neilton recebeu passe do camisa 9 alvinegro - que estava em impedimento - e tocou com classe, de cavadinha, à la Loco Abreu, por cima de Walter para inaugurar o placar.


Botafogo na frente. A partir do gol, o Timão tentou adiantar as linhas. Marlone era participativo, compensando o sumiço de Marquinhos Gabriel. Mas, aos 38 minutos, em bobeada de Fagner, que cortou mal a bola, Diogo recebeu livre, pela esquerda, para acertar linda finalização no ângulo de Walter.

As falhas defensivas corintianas ficavam ainda mais evidentes com a velocidade de Neilton, que foi um dos melhores da etapa inicial. Balbuena e Yago batiam cabeça, com Willians não conseguindo proteger e congestionar o meio. O Botafogo era melhor e virava o primeiro tempo vencendo por 2 a 0 na Ilha.

Para o segundo tempo, Carille inverteu os lados dos dois pontas, com Marlone caindo pela direita. Foi em chute dele pelo setor que, aos 8 minutos da etapa final, a bola bateu no braço de Emerson. Pênalti para o Corinthians. Era a chance de botar fogo no jogo. Mas do outro lado tinha Sidão. Depois de ser algoz pelo Audax, quando pegou pênalti na semifinal do Paulista, o arqueiro botafoguense defendeu cobrança de Marquinhos Gabriel e voltou a ser herói.

O pênalti perdido foi um balde de água fria no Timão. O ataque seguiu pouco efetivo, mesmo com a entrada de Lucca. Romero, bem marcado por Carli, não teve chance de finalização no jogo. Nem mesmo Gustavo conseguiu dar maior presença no ataque. Enquanto isso, Jair Ventura reorganizou o meio, encaixou a trinca de volantes com Dudu Cearense, protegendo bem o sistema defensivo.

No final das contas, um Corinthians que pouco agrediu, até certo modo apático, contra um Botafogo intenso e enérgico, ainda mais por jogar em casa. Não deu outra: o Glorioso venceu por 2 a 0 e colou no bola de cima do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 CORINTHIANS


Local: Arena Botafogo, na Ilha do Governador (RJ)
Data-hora: 1/10/2016, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Vieira (RN)
Auxiliares: Flávio Barroca (RN) e Vinícius Lima (RN)
Renda/Público: R$ 254.440,00 / 9.123 presentes

Cartões amarelos: Joel Carli, Victor Luis, Bruno Silva e Dudu Cearense (BOT); Fagner, Romero, Lucca e Marquinhos Gabriel (COR).
Cartão vermelho: Não houve.

GOLS: Neilton (1-0, 23'/1ºT) e Diogo Barbosa (2-0, 38'/1ºT)

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor Luis; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Diogo Barbosa (Rodrigo Pimpão 4'/2ºT), Camilo e Neilton (Dudu Cearense 16'/2ºT): Vinícius Tanque (Luis Henrique 32'/2ºT) - Técnico: Jair Ventura.

CORINTHIANS: Walter, Fágner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Willians; Marquinhos Gabriel (Rildo 35'/2ºT), Camacho, Marciel (Lucca - Intervalo) e Marlone; Romero (Gustavo 21'/2ºT) - Técnico: Fábio Carille.