Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Vasco
escudo default
0
4
escudo default
Botafogo

Botafogo goleia o Vasco em São Januário, assume a ponta da Série B e encaminha acesso

Alvinegro dominou o Cruz-Maltino na casa do rival em clássico marcado por tensão nas arquibancadas e xingamentos de torcedores

Escrito por

Agora líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo deu um baile em São Januário e venceu o Vasco com tranquilidade por 4 a 0, na tarde deste domingo. Marco Antônio, duas vezes, Rafael Navarro e Diego Gonçalves fizeram os gols do Alvinegro, que conquistou sua maior goleada na casa do rival na história. O clássico foi marcado pelo clima de tensão nas arquibancadas desde o início.

Botafogo venceu o Vasco em São Januário (Foto: Cleber Mendes / LANCEPRESS!)


Com o resultado, o time de General Severiano ultrapassa o Coritiba e fica na primeira posição, com 62 pontos, e tem pela frente a Ponte Preta na quinta, fora de casa, às 19h. Já o Cruz-Maltino cai para nono, com 47, e vê as chances de um acesso praticamente acabarem. Na próxima rodada, o time de Fernando Diniz recebe o Vitória, na quarta-feira, às 21h30, em São Januário.

Veja a tabela da Série B do Brasileirão

INICIATIVA

​O Vasco começou a partida indo para cima e com larga vantagem na posse de bola. Foi assim que criou suas duas melhores oportunidades, a primeira em chute forte de Cano e a segunda em cabeçada de Ricardo Graça. No entanto, o goleiro Diego Loureiro fez grande defesa em ambas e salvou o Botafogo, que chegou a dar sustos.

NA FRENTE

O espaço dado pelo Vasco foi aproveitado com maestria pelo Botafogo. Em belo contra-ataque aos 11 minutos, Warley recebeu de Oyama e cruzou na medida pra Marco Antônio, que mandou para o fundo rede. O baile do Alvinegro seguiu. Pouco depois, aos 19, Carlinhos enfiou a bola para Diego Gonçalves em profundidade pela esquerda. O camisa 11 cruzou de primeira para Rafael Navarro empurrar e ampliar.

TENSÃO E BAILE


O clima de insatisfação da torcida já era grande após os gols, mas chegou ao auge aos 25, quando Léo Matos foi expulso após falta dura em Pedro Castro, recebendo o segundo amarelo. Muitos copos foram arremessados no gramado e os torcedores ameaçaram invadir. A situação ficou ainda mais tensa quando, aos 35, Marco Antônio ampliou após lindo passe de Oyama.

PASSEIO

O Botafogo já retornou para o segundo tempo dominando as ações e jogando com tranquilidade. Assim, chegou ao quarto gol aos oito minutos. No escanteio cobrado para a área, Pedro Castro apareceu na segunda trave e cabeceou para o meio. Completamente sozinho, Diego Gonçalves completou de cabeça para o fundo da rede. Depois de mais de dois minutos de espera pela análise do VAR, o árbitro fez o gesto de impedimento, mas o jogo não reiniciou. Logo em seguida o mesmo árbitro voltou atrás e decidiu validar o gol do Alvinegro.

GOLEADA

Na parte final da partida, o Vasco se fechou para evitar um estrago maior ainda, enquanto o Botafogo apenas administrava ao som de “olé” da própria torcida e da adversária, que ironizava a equipe.

FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO


Data/Hora: 07/11/2021, às 16h (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP-FIFA)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

Cartões Amarelos: Ricardo (VAS)
Cartões vermelhos: Léo Matos (VAS)
Gols: Marco Antônio (11'/1ºT) (0-1), Rafael Navarro (19'/1ºT) (0-2), Marco Antônio (35'/1ºT) (0-3), Diego Gonçalves ( 8'/2ºT) (0-4)

VASCO (Técnico: Fernando Diniz)
Lucão; Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castan e Zeca; Bruno Gomes, MT (Andrey - intervalo) e Marquinhos Gabriel; Morato (Wálber - intervalo), Nene e Cano.

BOTAFOGO (Técnico: Enderson Moreira)
Diego Loureiro; Daniel Borges (Ronald - 30'/2ºT), Carli, Kanu e Carlinhos; Luís Oyama, Pedro Castro e Marco Antônio; Warley, Diego Gonçalves (Luiz Henrique - 37'/2ºT) e Rafael Navarro (Rafael Moura - 30'/2ºT).