Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Rebaixamento de Inter marca a última rodada do BR’

Especialistas do LANCE! apontam erros e acertos dos clubes na última rodada do Brasileirão

(Foto: Guilherme Artigas)
Escrito por

Acabou a temporada de futebol no Brasil. No último final de semana, a 38ª rodada do Brasileirão encerrou o campeonato com rebaixamento de clube grande e arrancada de times que começaram deixando dúvidas sobre sua permanência na Série A, que ao final conquistaram boas posições.
Especialistas do LANCE! opinaram sobre a atuação dos clubes. Acompanhe abaixo o ponto de vista dos profissionais sobre o final do Brasileirão 2016.

EDUARDO MANSELL
A última rodada teve como fato mais marcante o rebaixamento do Inter. Lamentável não apenas pela apatia do time no jogo contra o Fluminense, mas também pelo desempenho de sua diretoria nos dias que antecederam ao confronto. O Botafogo e o Atlético-PR, de forma merecida, conseguiram confirmar a vaga na Libertadores. A regularidade do Furacão e a arrancada do Botafogo são dignas de aplausos. O Flamengo deixou escapar o vice para o Santos, que teve um jogo bem mais tranquilo e soube tirar proveito.

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
O Brasileirão não foi dos melhores, com raríssimas exceções, caso do Palmeiras, que passeou na competição, do Santos, que aprendeu a jogar bem também fora de casa, e do Flamengo, que viveu bons momentos com Zé Ricardo, mesmo com a pressão e as críticas de parte da mídia e da torcida. O Palmeiras confirmou seu favoritismo e o bom trabalho de Paulo Nobre e Cuca, um baita treinador. Mesmo na última rodada, já campeão, mandou bem diante do Vitória.
No torneio não vi nenhuma novidade tática e o nível da arbitragem poderia ter sido melhor.
Um ponto negativo foi a mudança de regras para a Libertadores no meio do torneio. Ou no final até. Oito brasileiros na competição banaliza a briga pelas primeiras colocações. Tira a graça.
Mesmo assim está de parabéns o Botafogo, que ganhou muito com a saída de Ricardo Gomes e cresceu com Jair Ventura. Vai para a Pré-Libertadores.
O São Paulo foi mal no Nacional, apesar dos 5 a 0 de ontem. Mas já era esperado que não iria bem, assim como o Fluminense, que não conseguiu se manter na briga pelas primeiras colocações e tem um time apenas razoável. Os dois foram vítimas também das disputas políticas internas e de problemas de vestiário.
Decepções foram Corinthians, destroçado em 2016 e numa baita crise política, e Internacional.
O time gaúcho cometeu uma série de erros dentro e fora dos campos e conseguiu a proeza de ser rebaixado. Ontem no Rio foi a própria apatia em campo. Seguiu direitinho a cartilha para descer à Série B. Rebaixamento triste, mas merecido.