Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

América-MG supera o Figueirense, vence a primeira e sai da lanterna

Com gol de Osman, Coelho venceu seu primeiro jogo antes do técnico Sérgio Vieira assumir

Dudu Macedo Agência Lancepress!
Escrito por

O já desesperado América-MG teve mais uma chance dentro de seus domínios de triunfar pela primeira vez neste Brasileirão. Nesta manhã de domingo, o time alviverde recebeu o Figueirense no Independência, mas desta vez, saiu de campo vitorioso. O triunfo por 1 a 0 veio com toques de drama e pelo placar mínimo, com gol de Osman, mas valeu os três pontos que tiram a equipe da lanterna da competição.

Dos camarotes do Independência, o técnico português Sérgio Vieira acompanhou a partida do seu novo clube. Anunciado no sábado, o ex-comandante da Ferroviária será apresentado nesta segunda-feira e terá uma semana inteira para conhecer a equipe antes do primeiro desafio, no próximo sábado, contra o Internacional.

Com a vitória, o América foi aos cinco pontos e ultrapassa pelo menos Coritiba e Botafogo, que já jogaram nesta rodada. Já o Figueirense do técnico Vinícius Eutrópio permanece com seis pontos, um a mais que o time mineiro.

O jogo
Partida morna no Horto. América e Figueirense fizeram um primeiro tempo corrido e movimentado, mas com poucas chances reais de gol. O time da casa tomou as rédeas da partida e encurralou o adversário após os 20 minutos, mas pecou demais no último passe, enquanto os visitantes se postaram bem na defesa e foram mais eficientes nos lances ofensivos.

Sem conseguir criar pela faixa central do campo, o América explorou a velocidade pelos lados, mas exagerou demais na hora dos cruzamentos. Borges, sua referência no ataque, sofreu com as assistências mal feitas. Dentro de sua proposta, o Figueirense preparou o gatilho para contra-atacar e matar o jogo, mas seus melhores momentos saíram das finalizações em longa distância, forçando o goleiro João Ricardo a fazer boas defesas.

Apesar de diminuir o volume de jogo, o América continuou amassando o Figueirense no segundo tempo, pressionando a saída de bola catarinense já no meio campo. Quando roubou a bola ou forçou o erro do adversário, pegou a defesa desarrumada e levou perigo.

Foi assim na finalização rasteira de Ernandes que superou Gatito Fernández e só parou na trave esquerda do goleiro. Mais desgastado, o time alvinegro já não tinha a mesma pegada de antes, e começou a ceder espaços. E quando Ayrton desconcentrou na marcação, Leandro Guerreiro ofereceu um belo passe ao garoto Osman, que recebeu em ótima posição e só deslocou o goleiro para abrir o placar.

Em desvantagem no marcador, o Figueirense passou a sair mais para o ataque em busca do empate, o que permitiu ao América arriscar mais ao gol de Gatito e criar melhores oportunidades de ampliar. Já nos acréscimos, o sangue novo de Sávio quase rendeu o segundo gol ao Coelho, mas o atacante parou no milagre de Gatito abaixo das traves. Apesar do gol perdido, o América conseguiu sair de campo com sua primeira vitória no Brasileirão.

AMÉRICA-MG 1x0 FIGUEIRENSE

Motivo: 6ª rodada, Brasileirão 2016
Data/Hora: 05/06/2016, às 11h
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).

GOL: Osman, 25'2ºT (1-0)
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro, Roger (AME); Bady, Ferruguem, Renato (FIG)
Cartão vermelho: Não teve.
Público/Renda: Ainda não divulgados.

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Helder (Roger - 37'2ºT), Artur, Adalberto e Danilo Barcelos; Juninho, Leandro Guerreiro (Claudinei - 34'2ºT), Ernandes e Eduardo; Osman e Borges (Sávio - 43'2ºT). Técnico: Claudio Prates (interino).

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem (Renato - Intervalo) e Bady (Michael Ortega - Intervalo); Dudu, Gustavo Ermel (Carlos Alberto - 20'2ºT) e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio.