Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo vence o Grêmio em Porto Alegre e garante ida à Libertadores

Alvinegro marca com Bruno Silva, supera expulsão de Airton após discussão com Sassá, e termina o Brasileirão na 5ª posição. Grêmio, que jogou com reservas, acaba em 9° lugar

(Foto: Jeferson Guareze/AGIF)
Escrito por

Pode celebrar, torcedor botafoguense! O ano que caminhava para ser péssimo terminou em classificação para a próxima edição da Libertadores. Mesmo com um jogador a menos por 45 minutos, após Airton ser expulso depois de discussão com Sassá, o time carioca venceu o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Grêmio, e terminou o Brasileirão entre os seis primeiros colocados.

Com o resultado, o Glorioso superou Atlético-PR e Corinthians na tabela e ficou com 59 pontos, na quinta posição, garantindo sua classificação para o principal torneio continental pela quinta vez na história. Já o Imortal terminou o Brasileirão na nona posição, com 53 pontos.

Aliviado por conta do título da Copa do Brasil, na quarta-feira passada, o time gaúcho entrou com apenas um titular, o zagueiro Kannemann. A forma de jogar do time evidenciou a tranquilidade. A equipe forçou poucas jogadas ofensivas e limitou-se ao campo defensivo.

O Botafogo, por outro lado, se lançou para o campo de ataque desde os minutos iniciais. A intenção do time de Jair Ventura era marcar um gol e garantir a classificação na Libertadores. Liderada por Camilo, a equipe carioca criou boas oportunidades e não é à toa que balançou a rede. Bruno Silva marcou aos 16 minutos do primeiro tempo.


A parte mais inusitada do jogo ficou por conta da expulsão de Airton, aos 45 minutos do primeiro temo. O volante discutiu com o atacante Sassá e, como já tinha amarelo, recebeu o segundo cartão.

O jogo, na volta do intervalo, teve um avanço pouco efetivo do Grêmio, com o Botafogo tentando contra-ataques. Camilo, aos 26 minutos, ainda acertou o travessão de Léo em cobrança de falta. 

Os momentos de empolgação da torcida do Grêmio ficaram restritos ao gol do Fluminense diante do Internacional e a confirmação do rebaixamento colorado.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data-hora: 11/12/2016 - às 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA/Fifa) e Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)

Cartão amarelo: Negueba e Jailson (Grêmio); Emerson Silva, Airton, Sassá e Rodrigo Pimpão (Botafogo)
Cartão vermelho: Airton (Botafogo)

Gol: Bruno Silva - 16'/1ºT (0-1)

GRÊMIO: Léo; Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Kannemann e Iago; Kaio (Arthur – 9’/2ºT), Jailson, Negueba (Guilherme – 14/’2ºT) e Miller Bolaños; Everton e Henrique Almeida (Batista – 22’/2ºT). Técnico: Valdir Espinosa.

BOTAFOGO: Sidão; Alemão (Emerson – 37’/2ºT), Joel Carli, Emerson Silva e Victor; Airton, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo (Pachu – 33’/2ºT); Rodrigo Pimpão e Sassá (Rodrigo Lindoso – Intervalo). Técnico: Jair Ventura.