Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jamaal brilha no fim, Botafogo vence São José e está nas quartas do NBB

Norte-americano é decisivo nos minutos finais da partida e ajuda Alvinegro a bater adversário pela segunda vez consecutiva e avançar na competição

Jamaal foi o cestinha da partida (Foto: Divulgação/NBB)
Escrito por

Pela primeira vez na história, o Botafogo está nas quartas de final do NBB. Nesta sexta-feira, o Alvinegro venceu o São José por 66 a 61 em partida realizada no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, e fechou a série melhor de três das oitavas dos playoffs do principal torneio de basquete do país em 2 a 0.

A partida foi marcada por um ginásio com bom público e a torcida apoiando a equipe do Botafogo durante todo o instante. Assim como nos playoffs do ano passado, quando o Alvinegro foi derrotado pelo Caxias do Sul, os jogadores do Glorioso entraram em quadra com muitos gritos vindos das arquibancadas.

Com emoção, Botafogo e São José protagonizaram um emocionante jogo de basquete. O Alvinegro abriu vantagem no primeiro tempo, mas viu a equipe paulista melhorar na etapa complementar e até virar o placar. No fim, brilhou a estrela de Jamaal Smith, com cestas decisivas no fim da partida, fechando o triunfo da equipe de General Severiano.

O norte-americano foi justamente o destaque da partida. O camisa 5 foi o cestinha do duelo, com 15 pontos, além de contribuir com duas assistências. Ansaloni, com 9 rebotes, e Cauê Borges, com 11 pontos e 5 rebotes, também se destacaram. Pelo lado do São José, Mineiro, com 15 pontos, foi o protagonista.

Agora, o Botafogo vai enfrentar o Pinheiros, terceiro colocado na temporada regular. As datas e locais da partida ainda serão definidos pela organização do NBB. O confronto será uma reedição do partida da primeira fase da Copa Super 8, realizada em dezembro.

O jogo
A partida começou em um ritmo lento, com as equipes forçando arremessos de média distância e com um aproveito irregular de ambos. No decorrer do tempo, o São José chegou a liderar o placar com uma vantagem de seis pontos, mas o Botafogo reagiu a partir das entradas de Maique e Guga, autor de cinco pontos, que viraram a conta e fizeram o Alvinegro fechar o primeiro período com a vantagem de 20 a 13.

O time comandado por Léo Figueiró, marcado por ter muitos jogadores capazes de arremessar de longa distância, abriu mão desse estilo para manter Maique em quadra, o que acabou dando resultado, já que o pivô contribuiu com oito pontos e quatro rebotes, sendo o destaque do Alvinegro no segundo período. Pelo lado do São José, Mineiro foi o cestinha, mas nada que assustasse o Botafogo, que foi para o intervalo vencendo por 39 a 33.

Após o nível competitivo no fim do segundo quarto, as equipes voltaram em um ritmo baixo no intervalo. Em quadra, arremessos e passes errados, escolhas erradas de jogadas e, por consequência, poucos pontos. Em dez minutos de período, o São José ganhou o terceiro período por 14 a 12 - o Alvinegro com 25% de aproveitamento nos arremessos e a equipe jooseense com 27.5% no total.

Os visitantes começaram o quarto período com tudo. Com uma sequência de duas bolas de três seguidas, o São José virou a partida perto da metade do fim. Empurrado pela torcida, por Jamaal, que, mais uma vez, foi decisivo nos segundos finais do jogo, e por Diego, com um toco fundamental em Pastor na última posse, o Botafogo virou o placar e venceu o jogo por 66 a 61.