Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O quebra-cabeças de Jair: desfalques e má fase para a rodada final

O Botafogo vai enfrentar o Cruzeiro, no domingo, e tem problemas a resolver nos treinos desta semana. Deverão ser três trabalhos táticos para o treinador ajustar a equipe

O técnico Jair Ventura vive a primeira grande crise no comando do Botafogo (Foto: Miguel Schincariol)
Escrito por

O treino desta quarta-feira, o primeiro da semana, será leve, como sempre é a reapresentação. Mas o técnico Jair Ventura certamente já está matutando sobre como vai escalar o Botafogo na partida final da temporada. Parece simples resolver os problemas para colocar 11 jogadores em campo contra o Cruzeiro, no domingo, mas não é.

Para começar, o treinador tem quatro desfalques inevitáveis: os titulares Bruno Silva, João Paulo e Rodrigo Pimpão estão suspensos, além do reserva Gilson, que começou jogando no último jogo. Se não vivem a melhor das fases técnicas, a ausência dos atletas minam as opções do treinador alvinegro.

Na lateral esquerda, Victor Luís volta, de maneira até natural. No meio-campo, porém, o problema é gigante. Bruno é o pulmão do setor e não há ninguém com a mesma característica. A substituição automática é a entrada de Matheus Fernandes, que havia se tornado reserva pelo mau momento técnico.

Normalmente mais à esquerda, João Paulo é também ajuda na marcação e auxiliar na criação de jogadas. Sem ele, Marcos Vinícius poderia entrar na equipe. Mas se nem o ex-Cruzeiro nem o chileno Valencia se consolidaram ainda, colocá-los juntos, de início, exigirá grande adaptação tática.

Outras opção, que igualmente exigira mudanças táticas no setor, seria a entrada de Dudu Cearense, adiantando Rodrigo Lindoso. O pouco utilizado Fernandes e Bochecha, que voltou a atuar nas últimas semanas - pelo time sub-23 - após grave lesão no Campeonato Estadual, são outros postulantes.

No ataque, Pimpão deve dar a lugar a Brenner. O centroavante, que é titular pela doença de Roger, não atou contra o Palmeiras por conta de dores no ombro direito, mas deve retornar. O artilheiro do time na temporada não deve estar apto a entrar em campo na última rodada.

Jair Ventura terá dois ou três treinos táticos para ajustar a equipe. Contra a Raposa, a escalação poderá ser Gatito Fernández, Arnaldo, Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Dudu Cearense, Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e Valencia; Guilherme e Brenner.