Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

As promessas da base do Botafogo que podem ser destaque na Copinha

Goleiro Andrew,  zagueiro Davi Sousa, volante Michel e atacante Gabriel são as principais esperanças alvinegras para a conquista do título inédito da Copa São Paulo

Goleiro Andrew está no Botafogo desde criança (Arte: Marina Cardoso/Lance!)
Escrito por

O Botafogo estreia na Copa São Paulo, principal competição de base do Brasil, na próxima sexta-feira, contra Visão Celeste-RN, na cidade de Bauru. Dos 23 jogadores inscritos para o torneio, pelo menos quatro são apontados como nomes a serem olhados com mais atenção. Andrew (goleiro), Davi Sousa (zagueiro), Michel (volante) e Gabriel (atacante) são as principais esperanças alvinegras para a conquista do título inédito. 

O goleiro Andrew está no Botafogo desde que deu os primeiros passos no futebol, na categoria Sub-8. Aos 18 anos, é titular da equipe sub-20, uma categoria acima e já participou de treinos com a equipe principal. Em julho, o camisa 1 foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18 pelo técnico André Jardine e atuou como titular de um jogo-treino , durante período de treinamentos com o time nacional. Em entrevista ao LANCE!, em agosto, ele falou da identificação com o Glorioso. 

- Sempre falo que o Botafogo é como se fosse uma segunda casa, ou até mesmo, a primeira, já que vivi grande parte da minha vida aqui dentro. Cheguei aqui como uma criança que sonhava só em jogar bola, o Botafogo me acolheu, me formou como homem e me deu tudo o que precisei. Então, tenho uma gratidão enorme pelo clube e por todos aqui dentro. Vou continuar trabalhando muito para um dia poder retribuir tudo isso - afirmou.

O zagueiro Davi Sousa é outra  promessa da base alvinegra. O jogador de 18 anos se destaca pela velocidade, força, boa impulsão e velocidade. Em dezembro de 2018, depois de quatro anos em General Severiano, o jovem assinou o primeiro contrato profissional com o clube e firmou vínculo com o Glorioso até 2022.  Em 2017, ele passou por período de experiências na Roma. da Itália. 

Davi Sousa tem contrato até 2022 (Foto: Divulgação)

Entre os 23 atletas que embarcaram para Bauru, na última quarta-feira, o volante Michel é mais um dos talentos tratado como joia pelo clube. As atuações de destaque renderam a ele um convite da CBF, em outubro, para participar dos treinamentos da Seleção Brasileira sub-17, durante a preparação para o Mundial da categoria, mesmo fora da lista dos que disputariam o torneio. Aos 18 anos, Michel está no Botafogo desde os 13. Em campo, atua como primeiro volante e gosta de de participar das ações ofensivas da equipe.

Volante Michel recebeu convite da CBF (Foto: Divulgação)

Já o atacante Gabriel se destacou em 2019 pelo faro de gols. O jogador de 18 anos foi o artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro Sub-20, com cinco tentos. Em novembro, estendeu o contrato com o clube alvinegro até dezembro de 2020, mesmo com sondagens de outros clubes.

Gabriel foi o artilheiro no Brasileirão Sub-20 (Foto: Vitor Silva/BFR)

Visando o título inédito no torneio, o Botafogo fez uma preparação especial visando a disputa, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. O elenco já embarcou para Bauru, local da sede do Grupo 4. O Alvinegro está na mesma chave que o Visão Celeste-RN, adversário da estreia, Novorizontino-SP e Noroeste-SP. Os dois primeiros avançam para a fase mata-mata do torneio.

O Alvinegro nunca conquistou a Copinha e vem de uma temporada decepcionante no sub-20. A equipe comandada por Marcos Soares não chegou a nenhuma final de turno no Campeonato Carioca e caiu na segunda fase da Taça OPG, outra competição de cunho estadual. No Brasileiro da categoria, a equipe da Estrela Solitária terminou a fase regular na 15ª posição e ficou fora do mata-mata.

O treinador, no entanto, foi prejudicado pelas idas de Lucas Barros, Caio Alexandre, Luís Henrique e Rhuan para o time profissional. Soares também não poderá com Glauber e Lucas Pimenta, a dupla de zagueiros titular durante grande parte de 2019,  que foi negociada para o futebol dos Emirados Árabes Unidos.

Elenco alvinegro que viaja para a Copa São Paulo de Futebol Júnior:

Goleiros: Andrew, Cesar e Gabriel Toebe*
Laterais: Diego, Elivélton, Felipe Vasconcelos, Hugo e Claudinho*
Zagueiros: David Sousa, Henrique Luro, Wesley e Laion*
Volantes/Meias: Dedé, Juninho, Maciel, Michel, Rafael Gelatti, Romildo, Thiaguinho, Wendell Lessa e Pedrinho*
Atacantes: Ênio, Gabriel, Marquinhos, Maxuel, Renato e Marlon*

(*) Atletas inscritos mas que permanecerão no Rio de Janeiro em treinamento. (Sobreaviso)

Confira a tabela do Glorioso na 1ª fase da Copinha:

03/01 - 17h15 - Botafogo x Visão Celeste-RN - Estádio Dr. Alfredo Castilho
06/01 - 17h - Novorizontino (SP) x Botafogo - Estádio Dr. Alfredo Castilho
09/01 - 17h - Noroeste (SP) x Botafogo - Estádio Dr. Alfredo Castilho