Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Projeto S/A do Botafogo é citado na Soccerex e atrai interesse de investidores de dois clubes europeus

Profissionalização do futebol, encomendada pelos irmãos Moreira Salles, é citada na principal feira de negócios do mundo; CEO's de Bologna e Deportivo Alavés se interessam

O advogado Pedro Trengrouse [em destaque] comentou sobre o Botafogo (Foto: Divulgação)
Escrito por

O projeto da profissionalização do futebol do Botafogo, encomendado pelos irmãos Moreira Salles junto a Ernst & Young, alcançou proporções continentais. Na última sexta-feira, a tentativa da criação da S/A por parte do Glorioso foi citada na Soccerex, a principal feira de negócios esportivos do mundo, realizada em Oeiras, Portugal. 

O responsável por isto foi Pedro Trengrouse, criador da Trengrouse Advogados e uma das pessoas que vem acompanhando o projeto de profissionalização junto aos irmãos Moreira Salles desde o período inicial. Em seu discurso, ele destacou que o Botafogo, um clube de história no cenário do futebol nacional, é o primeiro a aceitar que o futebol, com a entrada de possíveis investidores, seja separado da parte social.

- Existe um clube no Brasil que seria interessante mencionarmos: Botafogo. Provavelmente é o clube, junto com o Santos de Pelé, que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira na história. Clube de Garrincha e Nilton Santos. É o primeiro grande clube brasileiro que acabou de decidir que quer um investidor. Querem separar o futebol do clube social. Criar uma empresa, na qual o clube não estaria envolvido na gestão. Vamos dizer, por exemplo, que você (se referindo a um dos convidados no palco) ou o Manchester United queira gerir esse clube do Brasil. Ele teria 100% do controle administrativo do clube, diferentemente dos demais. Geralmente, os clubes brasileiros querem investimentos para eles mesmos gerirem. Quem vai querer investir em um clube que não é bem gerido? Isso é difícil de encontrar - analisou.

Pedro foi convidado a participar de um painel sobre investimentos privados no futebol. Ao lado dele e na plateia, estavam nomes de peso, como Deco, ex-jogador e dono da empresa D20 Sports, Javier Tebas, presidente da LaLiga, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Giorgio Marchetti, secretário-geral da Uefa. 

Após o discurso, dois investidores de clubes europeus falaram diretamente com Pedro Trengrouse e se mostraram surpresos que um clube brasileiro estaria disposto a profissionalizar 100% da gestão do futebol. Estes foram Andrew Nestor, CEO do Bologna-ITA e criador do Tampa Bay Rowdies-EUA, e Pablo Ortiz Donaire, CEO do Deportivo Alavés-ESP e do Baskonia, time de basquete espanhol.

O Botafogo, inclusive, foi um dos clubes destacados no portal da Soccerex. Ao acessar o site da feira de negócios, o símbolo da estrela solitária era um dos apareciam mais rapidamente - ao lado de, por exemplo, Borussia Dortmund, Borussia Monchengladbach, Boca Juniors, CBF e Bundesliga. A estratégia de ver o escudo do clube em posição tão alta ocorreu graças ao trabalho do departamento de marketing do Alvinegro.

A Soccerex é a principal feira de negócios do futebol do mundo. Reúne as principais entidades, como FIFA e UEFA, clubes, agentes, jogadores, Deco, por exemplo. Todos ficaram positivamente surpresos com a maturidade da atual diretoria do Botafogo para buscar investidores com a profissionalização 100% da gestão. Foi o único clube brasileiro citado no painel de investimentos da Soccerex Europa - afirmou Pedro Trengrouse, com exclusividade ao LANCE!.

A participação na Soccerex é mais um projeto do Botafogo em internacionalizar a marca do clube com o objetivo de atrair investidores do exterior. Antes, o departamento de marketing já havia fechado parcerias para participar de torneios de categorias de base na China e nos Estados Unidos. O processo de profissionalização, portanto, continua avançando em passos largos.