Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Precisando pontuar, Botafogo vive dilema sobre poupar parte do elenco

Alvinegro necessita de um resultado positivo no Campeonato Brasileiro, contra o Santos, para sair do Z-4, mas já projeta jogo de volta pela Copa do Brasil contra o Vasco

Honda sentiu desgaste físico no clássico com o Vasco (Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Passada a euforia pela vitória sobre o Vasco, por 1 a 0, no jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil, na última quinta, o Botafogo se vê diante de um dilema para o desafio seguinte no Brasileirão. O Glorioso tem pela frente o Santos, no domingo, no Nilton Santos. Na zona de rebaixamento com apenas nove pontos,  o time de Paulo Autuori precisa pontuar na competição, mas teme perder atletas importantes para o jogo eliminatório contra o rival carioca, na próxima semana, e estuda poupar alguns nomes.

O exigente calendário do futebol brasileiro ficou ainda mais corrido diante de uma temporada atípica, em que o tempo de descanso é mais curto. Com um elenco enxuto em que poucos jogadores são usados constantemente, a perda técnica pode ser grande com determinadas ausências. 

Por outro lado, alguns atletas estão próximos do limite físico, como se viu no clássico com o Cruz-Maltino pela Copa do Brasil. Alguns jogadores sentiram bastante o desgaste da maratona de jogos. Bruno Nazário colocou a mão na coxa  diversas vezes, mas permaneceu em campo. Honda e Gatito precisaram de atendimento por câimbras. Outros nomes como Benevenuto, Kalou e Babi vêm em uma sequência intensa de jogos.

O temor da comissão técnica é que aconteça nova lesão no grupo como a do lateral-esquerdo Guilherme Santos, sem prazo de retorno por um problema na coxa . Com a agenda cheia, um eventual desfalque pode prejudicar a equipe em vários jogos. Luis Henrique e Pedro Raul também estão no Departamento Médico.

A solução mais provável é que jogadores mais decisivos fiquem banco e sejam acionados em caso de necessidade na partida.  O Santos tem na próxima semana uma viagem para o Equador para enfrentar o Delfín, pela Libertadores e também poderia poupar titulares.