Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo ‘perde’ vaga na Champions League de basquete; diretor reclama: ‘Definição de caráter privativo’

Com a desistência do Peñarol, havia esperança de que o Alvinegro pudesse jogar a 'Libertadores do Basquete'; Carlos Salomão não concorda com decisão

Equipe de basquete do Botafogo na atual temporada (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo ficou perto de disputar o principal torneio de basquete da América do Sul, mas isto, por enquanto, ficará apenas como um desejo. O nome do clube de General Severiano, por ser o atual campeão da Liga Sul-Americana, foi cogitado para substituir o Peñarol-URU, mas a organização da competição convidou o Minas Tênis Clube para o lugar.

ENTENDA O CASO
O Botafogo é o atual campeão da Liga Sul-Americana, o segundo torneio mais importante do continente, que dá vaga direta à Champions League, a competição de elite das Américas. Na temporada passada, a equipe comandada por Léo Figueiró derrotou o Corinthians na final e saiu com o troféu.

Por conta da crise interna, contudo, o time de basquete do Botafogo acabou. A equipe retornou, de forma totalmente reformulada dentro e fora das quadras, semanas depois e deu entrada na documentação para participar da Champions League. O pedido, contudo, não foi aceito pela FIBA.

Com a nova gestão, liderada por Carlos Salomão, contudo, o basquete voltou. Mesmo com um orçamento menor, o Alvinegro disputará o Campeonato Brasileiro e tentará voltar ao NBB. Nos últimos dias, o Peñarol comunicou que desistiu da Champions League por conta de um surto do novo coronavírus no Uruguai e, com isto, surgiu a possibilidade de o Alvinegro "recuperar a vaga" para o torneio.

DIRETOR NA BRONCA
O Botafogo, contudo, foi deixado de lado. O Minas Tênis Clube, quarto colocado do último NBB, foi chamado para o lugar do Peñarol. A decisão revoltou Carlos Salomão, diretor de esportes olímpicos do Botafogo, que falou sobre o episódio em entrevista exclusiva ao LANCE!.

- Infelizmente, por uma definição de caráter privativo da FIBA e da LNB (Liga Nacional de Basquete), somente os clubes que estão disputando o NBB são aptos a disputar a Champions League, que é uma franquia da Liga e da FIBA. Todavia, o regulamento da competição não informa expressamente que a equipe precisa estar ativa junto à LNB, mas sim disputando uma competição nacional, que é o caso do Botafogo, disputando o Campeonato Brasileiro - afirmou.

Time de basquete comemora o título da Liga Sul-Americana (Foto: Divulgação/BFR)

Carlos afirmou que a participação do Botafogo na Champions League foi apoiada pela CBB. Mesmo assim, o Alvinegro não poderá disputar a competição, que começará na próxima semana.

- Então, mesmo com o apoio da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e da CONSUBASQUET o Botafogo por estar inativo durante essa temporada no NBB, não está apto para fazer uso da sua vaga conquistada dentro de quadra, de forma legítima. É simplesmente inacreditável - completou.

Mesmo com a primeira decisão, Carlos Salomão não joga a toalha. Internamente, o dirigente ainda luta para tentar reverter a situação e fazer com que o título da Liga Sul-Americana do Botafogo tenha um peso para que a equipe possa jogar a Champions League.

- À torcida do Botafogo, gostaria de dizer que vamos lutar até final para garantir o nosso legitimo direito - garantiu Salomão.