Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Número recorde: com Jonas, Botafogo chega a 26 contratações em 2020

Meio-campista ainda não foi anunciado, mas tem tudo para ser a 26ª aquisição do Alvinegro; 2020 é o ano com o maior número de reforços do Glorioso na década

O homem da caneta: Nelson Mufarrej é o presidente do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo praticamente contratou um elenco inteiro na atual temporada. O número de reforços em 2020 deve chegar a 26 com a confirmação da chegada de Jonas, ex-Flamengo, que possui acordo encaminhado para defender o Alvinegro no decorrer do Campeonato Brasileiro.

--> CONFIRA A TABELA DO BRASILEIRÃO

Elencos de equipes europeias trabalham, em um cenário ideal, com um número entre 25 e 30 jogadores. Os treinadores visam manter a rodagem e competitividade entre os setores. É claro que o contexto do futebol brasileiro é totalmente diferente e até mesmo incomparável, mas é possível dizer que o Botafogo contratou, em termos quantitativos, um esquadrão de uma equipe do Velho Continente apenas em 2020.

O número de contratações na temporada já é o maior do Botafogo na atual década, superando a equipe do Alvinegro de 2014, que teve a chegada de 24 jogadores durante aquele ano.

Dos nomes, inclusive, quatro já deixaram o Botafogo. Tratam-se de Ruan Renato, Danilo Barcelos, Thiaguinho e Gabriel Cortez, por razões que vão de falta de comprometimento até questões contratuais, acabaram rescindindo o contrato após poucos meses no clube de General Severiano.

Na temporada, chegaram dois zagueiros, três laterais-direitos, três laterais-esquerdos, cinco volantes - contando com Jonas -, cinco meio-campistas e oito atacantes. O Botafogo apenas não contratou um novo goleiro durante a atual temporada.

Vale ressaltar que o Botafogo possuiu quatro treinadores diferentes na temporada - Alberto Valentim, Paulo Autuori, Bruno Lazaroni e, agora, Ramón Díaz - e teve as decisões envolvendo as quatro linhas voltadas para o Comitê Executivo de Futebol até outubro, quando Túlio Lustosa assumiu a função de gerente de futebol. 

CONTRATAÇÕES DO BOTAFOGO EM 2020

Zagueiros:
Ruan Renato (saiu do clube) e Rafael Forster

Laterais-direitos: Federico Barrandeguy, Kevin e Gustavo Cascardo (ainda não estreou)

Laterais-esquerdos: Guilherme Santos, Danilo Barcelos (saiu do clube) e Victor Luís

Volantes: Thiaguinho (saiu do clube), Luiz Otávio, Carlos Rentería, José Welison e Jonas (a confirmar)

Meio-campistas: Bruno Nazário, Keisuke Honda, Gabriel Cortez (saiu do clube), Éber Bessa e Cesinha

Atacantes: Alexander Lecaros, Pedro Raul, Warley, Matheus Babi, Salomon Kalou, Davi Araújo, Kelvin e Iván Angulo