Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nova opção do Botafogo: Guilherme Santos ‘ressurge’ como ponta

Lateral foi movido para setor mais avançado do campo nos amistosos contra o Fluminense e pode se tornar alternativa para Paulo Autuori durante o Campeonato Brasileiro

Guilherme Santos em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Com dificuldades financeiras, o Botafogo não tem poder para suprir todas as carências do elenco indo ao mercado. Desta forma, "descobrir" novas posições aos jogadores e buscar uma forma de improviso são maneiras de aproveitar o elenco ao máximo e, consequentemente, não aumentar a folha salarial. Um dos beneficiados por este fator pode ser Guilherme Santos.

No Botafogo desde o começo do ano, o jogador de 32 anos dividiu posição com Danilo Barcelos até mês passado. A chegada de Victor Luís, contratado para ser titular, fez com que um nome ficasse "sobrando" para a posição. Paulo Autuori, então, passou a utilizar Guilherme Santos como ponta pelo lado esquerdo.

A oportunidade inicial foi o amistoso contra o primeiro amistoso contra o Fluminense, cujo o Botafogo saiu derrotado por 1 a 0. Na ocasião, o treinador não pôde contar com Luís Henrique, diagnosticado com o novo coronavírus, e Rhuan, em recuperação física, e improvisou o lateral mais à frente. O cenário se repetiu - com Guilherme vindo do banco desta vez - no duelo contra o Tricolor na semana seguinte.

Guilherme se destaca pelo velocidade e aceleração em espaços curtos. Vale ressaltar que Danilo Barcelos, teoricamente o reserva direto de Victor Luís, também pode atuar em uma posição mais avançada do campo, assim como fizera na passagem pela Ponte Preta, em 2017 e 2018.

Utilizado como ponta no Almería-ESP, clube que atuou em 2008, a posição não é novidade para a carreira de Guilherme Santos. O retorno a um setor mais ofensivo do campo faz o lateral-esquerdo recuperar espaço no clube de General Severiano.