Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maior passador do Brasileirão, Gabriel se consolida no Botafogo

Envolvido na negociação que levou Igor Rabello ao Atlético-MG, zagueiro reencontra bom futebol no clube de General Severiano após temporada irregular em Minas Gerais

Gabriel acertou 595 passes no Campeonato Brasileiro (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

A defesa é um dos destaques da equipe de Eduardo Barroca. Neste contexto, o Botafogo soma boas atuações de marcação por conta de Gabriel, uma das contratações para a atual temporada. Envolvido na negociação que levou Igor Rabello ao Atlético-MG, o zagueiro superou a irregular temporada que fez em 2018 para voltar a colecionar atuações convincentes. 

Revelado nas categorias de base do Atlético-MG, Gabriel foi um dos destaques da equipe em 2016, inclusive sendo mencionado por Tite em convocações da seleção e sendo alvo do mercado europeu. No ano seguinte, porém, não teve as mesmas atuações e foi pouco utilizado em 2018. Não à toa, o time mineiro colocou o zagueiro disponível como moeda de troca. 

No Rio de Janeiro, Gabriel encontrou um casamento perfeito: treinado por Eduardo Barroca, que possui apreço pela valorização da bola e criação através de toques curtos, o zagueiro teve espaço para desenvolver uma de suas melhores qualidades, justamente os passes, que lhe ajudaram a participar de todas as partidas do Botafogo no Campeonato Brasileiro. 

Após nove rodadas disputadas, Gabriel é jogador que mais acerta passes no Campeonato Brasileiro: são 595 no total, de acordo com o site "Footstats".  O zagueiro coloca tal estatística como um mérito de Eduardo Barroca, que monta uma equipe compactada, com jogadores aproximados, e, consequentemente, dão mais opções de passe.

- Primeiramente, é o trabalho do Barroca. Eu já disse que, quando você tem a linha de passe, fica mais fácil de acertar, porque existem muitas opções. Fico feliz por ser um jogador que acerta muito passe, mas tenho que agradecer ao Barroca e também aos companheiros, que sempre me ajudam quando eu estou pressionado - afirmou, em entrevista antes da folga da Copa América.