Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luís Castro fala sobre vitória do Botafogo e explica esquema com três zagueiros: ‘Maior solidez defensiva’

Português voltou a discordar sobre a visão de que o mais importante no projeto do clube são os resultados. Ele disse que o time teve mais tranquilidade com a dinãmica adotada

Luís Castro explicou que colocou três zagueiros para dar mais liberdade aos atacantes e alas (Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo precisava voltar a vencer não só para deixar a zona de rebaixamento como para aliviar a pressão e ter mais tranquilidade para trabalhar. O triunfo veio sobre o São Paulo, porém o técnico Luís Castro voltou a questionar a visão sobre o projeto do clube e o foco nos resultados.

- Acho que o futebol está muito ligado a resultados. Se perguntarem para outra pessoa o que é o projeto Botafogo pode dizer que são os resultados e não a academia, a construção do centro de treinos, organização interna. E, portanto, nós sentimos o peso da forma como se olha neste momento o futebol no Brasil e no mundo. Se o projeto é resultado estamos muito felizes. Felicidade pelo resultado - frisou.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Ao ser questionado sobre o esquema com três zagueiros, o técnico explicou que o intuito era dar mais solidez defensiva para liberar os jogadores de ataque e alas. Com o triunfo, a equipe deixou a zona de rebaixamento e voltou a vencer depois de cinco rodadas. 

- Nós já havíamos jogado com a linha de três várias vezes. Só que essa linha é constituída por um lateral e dois centrais (zagueiros). Com a objeção do lateral e do ponta do lado contrário. Com a infiltração de um ponta do lado fazendo o quadrado com os dois volantes. Hoje fizemos o mesmo, só que com os dois laterais O que trouxe a equipe maior solidez defensiva neste momento em que projetávamos Hugo e Saravia - pontuou, e completou:

- Colocávamos para dentro o Piazon e o Vini para fazer um quadrado com nossos dois volantes. Fizemos dessa vez de maneira diferente para dar mais solidez defensiva e não tantas oscilações. Eram posicionamentos mais rígidos. Havia uma maior adaptação do central quando nosso lateral se projetava. Eles eram obrigados a flutuar na zona da projeção do lateral - ressaltou:

+ ATUAÇÕES: Kayque marca o gol da vitória, e Joel Carli comanda defesa do Botafogo contra o São Paulo

- Refletimos sobre o momento da equipe e definimos que uma maior solidez defensiva ajudaria a liberar os jogadores no ataque, para que jogassem menos desconfiados. A equipe teve mais tranquilidade. Optamos por essa dinâmica também pela equipe do São Paulo, que é recheada de muitos bons jogadores - finalizou.

O próximo compromisso do Botafogo está marcado para domingo, às 18h, contra o Internacional, no Beira-Rio. O confronto será válido pela décima terceira rodada do Brasileirão.