Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Léo Figueiró analisa sua evolução: ‘Sempre acreditei nos meus sonhos’

Treinador do Botafogo, em entrevista ao site oficial, comenta sobre a conquista do Sul-Americano sub-21 com a Seleção e acredita em uma boa campanha do Glorioso no Estadual

Léo Figueiró é o treinador do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

Léo Figueiró vai iniciar a temporada do basquete brasileiro com moral. O treinador do Botafogo foi o comandante da Seleção Brasileira sub-21 no título Sul-Americano da categoria, no começo do mês, na Colômbia, com uma campanha irretocável. Em entrevista ao site oficial do Alvinegro, o técnico comentou sobre a conquista e analisou a força daquele grupo.

- Escolhemos os jogadores a dedo, pensando dentro do que seria feito com as semanas que tínhamos pela frente. Foi um grupo maravilhoso, que comprou a ideia, entendeu rápido a nossa proposta, deu o seu melhor o tempo inteiro e alcançou um grande resultado. Parte fundamental disso foi a comissão técnica que tive na Seleção Brasileira - analisou.

O treinador está em uma montanha russa que apenas sobe. No começo de 2018, foi assistente técnico do Caxias do Sul, a sensação daquela temporada. Um ano depois, recebeu a primeira oportunidade como técnico principal, aceitando o convite do Botafogo, e, logo em sua primeira temporada, foi eleito o melhor treinador do último NBB e chegou à Seleção Brasileira sub-21.

- Tive uma progressão muito rápida e isso é inegável. Sempre trabalhei forte, acreditei nos meus sonhos, coloquei metas na minha carreira como a própria Seleção Brasileira, mas tudo aconteceu surpreendentemente rápido no último ano. Fiz minha estreia já conquistando o troféu de melhor técnico do NBB, alcançando a semifinal do torneio e recebendo proposta da Seleção Brasileira Sub-21. Mas ainda tenho muito a evoluir, as metas ficam maiores, os desafios, a cobrança, tudo te leva a querer mais e você tem que acompanhar - confessou.

Agora, o Botafogo foca suas atenções no Campeonato Carioca, que começará no dia 9 de setembro. Com apenas três equipes em disputa - além do Glorioso, Flamengo e Niterói também estarão na busca pelo título -, Léo Figueiró analisa que o torneio será importante para dar ritmo aos jogadores para o começo do NBB e a Liga Sul-Americana, o primeiro torneio internacional que o Glorioso vai disputar desde o retorno do basquete adulto, em 2015.

- Torneio curto, diferente, com poucos times e muita rivalidade. Todos em início de projeto, fora da condição ideal, mas querendo ganhar. Entramos com mais chances do que no ano passado, temos uma base entrosada e o caminho para chegar ao nosso jogo ideal está mais curto. Vamos usar o bom senso nas escalações, sentir o momento de cada um e botar sempre o que tiver de melhor para aquela hora. Sem forçar ninguém, evitando lesões e buscando o êxito sem queimar etapas - analisou.