Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogo aéreo, parte mental e ‘General’ na França: como joga Philipe Sampaio, novo zagueiro do Botafogo

Defensor chega para primeira experiência como profissional no futebol brasileiro e carrega capacidade no alto como principal qualidade dentro de campo

Philipe Sampaio, contratação do Botafogo para 2022 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

A chegada de Philipe Sampaio no Botafogo já é histórica independentemente do que aconteça. O zagueiro é o primeiro reforço do Alvinegro após a aquisição de 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) por John Textor. Mas é claro que o brasileiro de 27 anos chega com a intenção de somar dentro de campo.

+ Philipe Sampaio afirma que projeto foi fundamental pela escolha do Botafogo: 'Coisa que me fascina'

Será a primeira experiência do defensor na categoria profissional em solos tupiniquins. Com passagem pela base do Santos, foi negociado com o Boavista-POR ainda jovem. Fez a carreira inteira praticamente na Terrinha, tendo passagens por Polônia e França, onde estava por último, defendendo as cores do Guingamp, na segunda divisão.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

Fora do radar de grande parte do torcedor brasileiro, Philipe Sampaio é um zagueiro que se destaca pelo jogo aéreo. É um defensor que se sobressai nos duelos pelo alto e tem o posicionamento nessas questões. Exemplo disso é que teve médias de 3,5 cortes por jogo no Campeonato Francês na temporada - dados do "SofaScore".

– Minhas características são de um jogador agressivo, que tenta se posicionar sempre bem, é um dos pontos fortes da Europa, o trabalho tático. Vai ser um passo de cada vez, mas vou fazer de tudo para suprir as expectativas - afirmou Philipe, na apresentação pelo Botafogo.

Por outro lado, Sampaio não é dos zagueiros mais móveis. A velocidade talvez seja uma das principais dificuldades do defensor, que não tem preferência por atuar em linhas mais altas. Por isso, tem o senso de posicionamento como uma forma de tentar se sobressair diante dos atacantes.

Philipe soma 1.6 interceptação e 1 desarme por jogo pelo Guingamp na atual temporada, além de ter 67% de sucesso nas disputas de bola e 72% de aproveitamento nos duelos aéreos feitos. 

GENERAL NA FRANÇA
Sampaio ficou conhecido como "General" pela torcida do Guingamp. O apelido surgiu quando ele marcou um gol contra o Valenciennes, no ano passado, e foi comemorar com os torcedores imitando o gesto, colocando a mão na testa.

Sampaio era o capitão do Guingamp e também é marcado pela liderança e calma dentro de campo. Mesmo atuando em uma faixa agitada do campo, não se leva pelos nervos e tenta guiar os companheiros dentro das quatro linhas. O lado 'mental' do brasileiro é uma das qualidades que ele carrega.

– O apelido foi pegando pouco a pouco, foi consequência. Ficamos 700 minutos sem tomar gol, uma marca histórica. Pelo meu estilo de jogo de comandar, falar... Teve um jogo que eu fiz gol e comemorei daquela forma e aí o apelido pegou, as pessoas começaram a me chamar assim. Agora é uma nova história, quero me concentrar a fazer as coisas aqui para depois ter esse rótulo. Gosto disso, mas agora é um novo capítulo - completou o jogador.