Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo inicia ‘reuniões de planejamento’ para 2019

Extensão do contrato de Zé Ricardo, contratações, manutenções de jogadores emprestados e utilização de jogadores que estavam cedidos foram e serão pautas dos próximos dias

O atual contrato de Zé Ricardo vai até o fim do Campeonato Carioca (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

A pouca perspectiva antes da rodada final do Campeonato Brasileiro fez com que o Botafogo pudesse adiantar o planejamento para a próxima temporada. Na manhã desta terça-feira, a diretoria e a comissão técnica encabeçada por Zé Ricardo se encontraram visando à montagem do elenco e projetando os trabalhos do ano que vem.

Obviamente, a continuidade do próprio treinador foi um dos temas. No entanto, a questão deverá ser definida somente após o jogo contra o Atlético-MG, no sábado. O vínculo atual vai até abril, logo após o fim do Campeonato Carioca. A expectativa no Glorioso é de que o acordo seja firmado, pelo menos, para até dezembro de 2019.

- A prioridade é renovar com o Zé Ricardo. É importante termos um planejamento para o ano inteiro. Estamos conversando com ele nesse sentido e já começando a pensar sobre elenco - antecipou, após a partida contra o Paraná, o vice-presidente de futebol, Gustavo Noronha.

Nos próximos dias, medidas deverão ser tomadas também no sentido da formação do elenco. A base do elenco já tem contrato longo, alguns jogadores sabem que não terão vínculos renovados, outros estão emprestados e há interesse do clube para que prossigam no Glorioso.

O caso mais emblemático é o de Erik. O atacante pertence ao Palmeiras e teve empréstimo repassado pelo Atlético-MG (pelo acordo, ele não poderá jogar na última rodada e já foi até liberado das atividades). A diretoria alvinegra tentará a permanência do jogador, mas entende que o clube paulista poderá querer manter o atleta.

Também são objetos de negociação os três atletas emprestados pelo Corinthians. As tratativas por Yago, Moisés e Jean, todavia, ainda estão em fase embrionária. Outro cedido até o fim desta temporada, este pelo Internacional, é Brenner. Neste caso, as conversas estão adiantadas e o próprio jogador tem a expectativa de prosseguir no Rio.

Mas há jogadores com a perspectivas de saírem também (Igor Rabello e, principalmente Matheus Fernandes, cuja proposta do Genoa-ITA está sendo negociada), ou com o contrato encerrando na metade da próxima temporada (Valencia). Já deixam o clube no mês que vem, além de Jefferson, Luis Ricardo e Dudu Cearense, que não terão os contratos renovados.

Há atletas emprestados pelo próprio Botafogo. Destes, o atacante Leandro Carvalho se destacou na campanha de recuperação do Ceará, que se livrou antecipadamente do rebaixamento, e o meia Fernandes foi frequentemente utilizado no Atlético-GO.

No gol, a saída de Jefferson pode abrir o caminho para a maior utilização de Saulo e Diego, em tese reservas de Gatito Fernández. Ou não.

- O Gatito tem muitas convocações, temos que ter isso em mente. Vamos precisar contar com um substituto. Saulo e Diego foram muito bem e tiveram bons momentos no profissional. São jovens. Deixamos para o Flávio Tênius (preparador de goleiros). Ele tem toda confiança - disse Gustavo Noronha, antes de concluir:

- Não está fechado o diagnóstico, o que está fechado é que confiamos neles. Vamos ver se os mantemos, se os emprestamos. É uma avaliação que cabe, num primeiro momento, a ele (Flávio). Ele está fazendo estudos, relatórios para tomarmos uma decisão na reta final - concluiu.

Confira a perspectiva atual do elenco do Botafogo para 2019:

Goleiros: Gatito Fernández, Saulo e Diego (mais um pode ser contratado)

Laterais: Marcinho, Gilson, Yuri (Arnaldo volta de empréstimo e Moisés pode continuar)

Zagueiros: Carli, Igor Rabello, Marcelo Benevenuto, Kanu e Helerson (Yago pode continuar)

Volantes: Rodrigo Lindoso, Bochecha, Matheus Fernandes (deve sair), Wenderson e Rickson

Meias: João Paulo, Marcos Vinícius, Valencia, Leandrinho e Fernandes (volta de empréstimo)

Pontas: Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão, Ezequiel e Leandro Carvalho (volta de empréstimo)

Centroavantes: Kieza, Brenner, Aguirre e Igor Cássio