Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Freguesia? Botafogo leva vantagem contra o Vasco em mata-matas

Historicamente, clube de General Severiano tem retrospecto positivo diante do rival em confrontos eliminatórios; Alvinegro eliminou o Cruz-Maltino na Copa do Brasil

Jogadores do Botafogo em comemoração ainda no gramado de São Januário (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O histórico geral entre Vasco e Botafogo dá vantagem para o Cruz-Maltino. Quando o assunto entre os rivais é confrontos mata-matas, contudo, a história é vantajosa para o Alvinegro. O clube de General Severiano, que eliminou a equipe de São Januário na Copa do Brasil nesta quarta-feira, tem um histórico melhor.

No que diz respeito a confrontos eliminatórios - seja em jogos de ida ou volta -, Botafogo e Vasco se enfrentaram 18 vezes. O Alvinegro venceu oito vezes, empatou três e teve sete derrotas. Vale ressaltar que a reportagem do LANCE! contou, literalmente, jogos mata-matas - ou seja, confrontos de quadrangulares não entraram por se tratarem, teoricamente, de disputas em pontos corridos.

No que diz respeito aos números de confrontos, o Botafogo superou o Vasco em 13 confrontos mata-matas. O Vasco, por sua vez, tem cinco triunfos nestes moldes sobre o clube de General Severiano. O Alvinegro tem um aproveitamento de 72,2%.

Foi a primeira vez que os rivais se enfrentam nestes moldes em uma competição que não fosse o Campeonato Carioca. Na Copa do Brasil, a história foi feliz ao clube de General Severiano, classificado às oitavas de final com uma vitória por 1 a 0 no jogo de ida e o empate sem gols nesta quarta-feira.

O Alvinegro, inclusive, conquistou um título estadual em cima do Cruz-Maltino recentemente. Em 2018, com Joel Carli e Gatito Fernández sendo heróis, a equipe, então comandada por Alberto Valentim, levantou a taça por Alberto Valentim. Vale ressaltar, contudo, que houve dois vice-campeonatos para o Vasco em 2015 e 2016.

Ao todo, o Botafogo tem nove conquistas em cima do Vasco. O Cruz-Maltino venceu o Alvinegro em finais em cinco oportunidades.

A comemoração dos jogadores em São Januário representou um alívio pela classificação e também mais uma adição ao Botafogo na vantagem nestes confrontos mata-matas com o Vasco.