Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fim: Botafogo encerra atividades do projeto de basquete

Por dificuldades financeiras e falta de dirigentes, clube de General Severiano não seguirá no NBB e tampouco disputará a Liga dos Campeões na próxima temporada

Jamaal Smith era o principal jogador do Botafogo (Foto: Lu Koba/Pato Basquete)
Escrito por

A torcida do Botafogo terá menos um esporte para acompanhar durante o retorno das atividades no país. O clube de General Severiano encerrou nesta quinta-feira o projeto de basquete, que já respirava por aparelhos desde o início da semana. A informação foi divulgada primeiramente pelo "Blog do Souza" e confirmada pelo LANCE!.

Como adiantado pela reportagem, o Alvinegro iniciou o pagamento referente aos salários da última temporada na semana passada. A diretoria quitou 60% do valor total, o que significa os débitos de CLT. Os 40%, que dizem respeito aos direitos de imagem, ainda não foram quitados.

A situação do esporte no clube passou a ficar insustentável quando Alexandre Brito e Gláucio Cruz, dirigentes responsáveis pelos esportes olímpicos, deixaram o cargo. Os dois eram os únicos que mantinham o basquete vivo nos bastidores do clube. Sem a presença de ambos, a pressão pelo fim prevaleceu.

O treinador Léo Figueiró recebeu uma ligação do presidente Nelson Mufarrej nesta quinta-feira informando sobre o fim do basquete. O melhor treinador do NBB da temporada 2018-19 tem propostas de outros clubes do Brasil e, agora, com a confirmação do fim do projeto do Alvinegro, vai analisá-las.

O Botafogo foi campeão da última Liga Sul-Americana e, por isto, tinha vaga garantida na Liga dos Campeões, a competição mais importante do continente. Mesmo assim, a dificuldade financeira e a falta de patrocinadores foram determinantes para o fim do projeto.

A categoria adulta do Botafogo voltou em 2017, quando o Alvinegro venceu a Liga Ouro, segunda divisão nacional. Desde então, o Glorioso ascendeu e conquistou um titulo internacional, dando orgulho à torcida.