Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fatos e fotos do Fogão: retrospectiva da volta à elite e do orgulho

Glorioso chega na final do Carioca e conquista a Série B do Brasileirão

(Foto: Paulo Sergio/LANCEPRESS)
Escrito por

O Botafogo começou 2015 com um claro objetivo: retornar à elite do futebol brasileiro. Rebaixado à Série B, e mergulhado numa grave crise financeira, o Glorioso teve que arrumar casa, montar um time novo e partir para o campo de batalha. E conquistou ótimos resultados. Disputou a final do Estadual, na qual perdeu para o Vasco, e foi campeão da Série, conquistando seu principal objetivo na temporada.

Janeiro:

Muitos desconhecidos e jogadores em baixa foram contratados pelo Botafogo para este ano. Hoje, porém, alguns deles estão muito valorizados, como é o caso do zagueiro Renan Fonseca, que negociou renovação de contrato com o clube.

Fevereiro:

Jobson ganhou espaço no Botafogo com uma lesão de Rodrigo Pimpão. O atacante deixou o passado de polêmicas para trás e teve um bom início de temporada, com gols decisivos, formando boa dupla com Bill.

Março:

O Botafogo teve três clássicos em março. O Alvinegro venceu o Flamengo, empatou com o Vasco e foi derrotado pelo Fluminense. Os grandes jogos deram uma ideia para a torcida de como seria a temporada.

Abril:

O Botafogo foi campeão da Taça Guanabara em abril, com gol de Elvis. Depois, na semifinal do Carioca, o Glorioso superou o Fluminense, nos pênaltis, com direito a gol de Renan. Na primeira partida da decisão, o Alvinegro foi derrotado pelo Vasco, por 1 a 0.

Maio:

O Botafogo foi vice-campeão Carioca, mas entrou animado na Série B, quando estreou com vitória sobre o Paysandu, por 1 a 0, fora de casa, com gol de Rodrigo Pimpão. O jogador foi um dos destaques do Glorioso nos primeiros jogos da competição.

Junho:

O Glorioso abriu boa vantagem na liderança da Série B em junho, com muitas vitórias. No entanto, no fim do mês, o time foi derrotado pelo Macaé, por 4 a 2, e o clima começou a azedar para René Simões.

Julho:

Apesar de não ter grandes pretensões na Copa do Brasil, a eliminação na competição nacional, em casa, pesou para a saída de René Simões do comando da equipe alvinegra. O time caiu de rendimento na Série B, e Jair Ventura fez a transição no comando do time.

Agosto:

O novo treinador assumiu efetivamente a equipe, em jogos oficiais, no dia 1° de agosto, contra o Luverdense. O treinador teve muito trabalho nos primeiros jogos, com a equipe ainda em baixa, sofrendo derrotas marcantes, como o 3 a 2 para o Paysandu, em pleno Niltão.

Setembro:


Em setembro, o Botafogo voltou a ter ótimos resultados na Série B, com seis vitórias consecutivas. Vale destacar o triunfo sobre o Vitória, por 2 a 1, fora de casa, com gols de Navarro e Sassá.

Outubro:

O Botafogo não teve um mês tão brilhante como o anterior, mas se manteve firme na ponta da Série B. Destaque para a vitória marcante de 4 a 1 sobre o Náutico, na Arena Pernambuco, com show de Sassá, que fez três gols.

Novembro:

O Glorioso voltou à elite do futebol brasileiro com vitória sobre o Luverdense. Depois, o time de Ricardo Gomes conquistou o título da Série B, fora de casa, no Mané Garrincha, ao bater o ABC, por 2 a 1.

Dezembro:


Sem competição para disputar em dezembro, o Botafogo começou a discutir renovações e contratações neste mês. O argentino Joel Carli foi o primeiro reforço. Pedro Larrea está apalavrado.