Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Desafio à vista: na estreia da Série B, Botafogo busca primeira vitória contra o Vila Nova em jogos oficiais

Na história, Vila Nova e Botafogo se enfrentaram apenas duas vezes, e o retrospecto é favorável ao time goiano: uma vitória para o Tigre e um empate

O Botafogo busca retornar à primeira divisão do futebol nacional (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

Chegou a hora. Nesta sexta-feira, o Botafogo começa a caminhada na Série B para buscar o retorno à elite do futebol nacional. O Alvinegro Carioca viajou até Goiânia, onde enfrenta o Vila Nova, no Estádio Onésio Alvarenga, às 21h30. No confronto, o Glorioso terá dois desafios: começar a competição com o pé direito para afastar a desconfiança e vencer pela primeira vez o rival da vez em jogos oficiais.

> Veja datas, onde assistir e estádios dos dez primeiros jogos do Botafogo

Na história, Vila Nova e Botafogo se enfrentaram apenas duas vezes, e o retrospecto é favorável ao time goiano: uma vitória do Tigre e um empate. Esse único triunfo do Vila Nova, inclusive, foi em partida válida pela Série B do Brasileirão de 2003, ano em que o clube de General Severiano disputou a competição pela primeira vez na sua história.

> Veja a tabela da Série B do Brasileirão

O empate, por outro lado, ocorreu na primeira vez em que as equipes se enfrentaram, e traz boas lembranças ao torcedor alvinegro. Na oportunidade, em 1977, os times empataram sem gols. E foi dessa forma que o Botafogo deu início a série de 42 jogos de invencibilidade (25 vitórias e 17 empates), a maior série invicta registrada na primeira divisão do futebol nacional.

Neste ano, o Botafogo não teve tempo para pré-temporada. Dessa forma, em meio a uma reformulação e uma reestruturação, o Campeonato Carioca precisou ser usado como uma laboratório para buscar não só o time ideal, como também a melhor maneira de jogar.

O Vila Nova, por sua vez, foi o campeão da Série C de 2020, mas bateu na trave no Campeonato Goiano e foi vice-campeão da competição, ao ser superado pelo Grêmio Anápolis. Apesar do Tigre não ter conseguido conquistar o título, o zagueiro Gilvan, do Botafogo, que jogou no Atlético-GO por quatro anos, elogiou o adversário e disse que tem recordações de jogos difíceis.

- Conheço bem o Vila Nova, é uma equipe qualificada, conheço o treinador e alguns jogadores que estão lá. Fiquei quatro anos lá em Goiânia, conheço bem o adversário, é uma equipe qualificada, é uma equipe que é aguerrida, mas a gente está se preparando bem para poder fazer um grande jogo lá e sair com o resultado positivo que é o mais importante - comentou, antes de concluir.

- As minhas recordações contra o Vila são sempre de jogos difíceis, porque é uma equipe que gosta de competir, e temos que ficar atentos a todos os detalhes para fazer um grande jogo lá - afirmou.