Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Botafogo
escudo default
0
0
escudo default
Portuguesa-RJ

Botafogo empata com a Portuguesa e se garante na semifinal da Taça Rio

Equipe comandada por Paulo Autuori tem atuação sem brilho, mas resultado é suficiente por uma vaga entre os quatro melhores do segundo turno do Campeonato Carioca

Honda sofre com a marcação da Portuguesa (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Foi na base da emoção, mas o Botafogo se garantiu entre as quatro melhores equipes do segundo turno do Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira, o Alvinegro empatou sem gols com a Portuguesa, no Estádio Luso-Brasileiro, em partida válida pela quinta rodada da Taça Rio.

Com o resultado e a derrota do Boavista para o Flamengo no outro jogo do Grupo A, o Botafogo garantiu a segunda colocação da chave, com 8 pontos. A Portuguesa terminou com 5 pontos, na quarta colocação. Agora, o Alvinegro espera a definição do Grupo B para saber quem será o adversário do próximo domingo, na semifinal do turno - atualmente, o primeiro colocado da outra chave é o Fluminense.

JOGO PEGADO
Com esperanças de classificação à semifinal com uma vitória, a Portuguesa adotou uma postura cautelosa no começo da partida. Os mandantes focaram a atenção na defesa e dificultaram os ataques do Glorioso, que pouco trocava passes no campo ofensivo. A Lusa apostava em contra-ataques quando recuperava a posse.

O jogo era de mínimas chances. Aos 25 minutos, em uma das poucas chegadas de perigo do Botafogo na primeira parte da etapa inicial, o Alvinegro assustou. Em jogada pela direita, Fernando cruzou, a bola desviou no meio do caminho e bateu em Dilsinho, zagueiro da Portuguesa, acertando a trave logo depois. 

SEQUÊNCIA DE TRAVES!
Se estava difícil por meio dos toques de bola, o Botafogo chegou firme pelo alto. No final da etapa inicial, Pedro Raul voltou a acertar a trave, aproveitando cruzamento de Guilherme Santos. No escanteio seguinte a este lance, Luís Henrique encontrou Fernando dentro da área e a cabeçada do lateral parou no travessão. No rebote, Milton Raphael salvou a Portuguesa de levar um gol.

PRESSÃO...
Com a vitória do Flamengo sobre o Boavista no Maracanã, a partida entre Portuguesa e Botafogo era basicamente uma "final" pela segunda vaga à semifinal da Taça Rio - com o Alvinegro tendo a vantagem do empate. Por isto, a Lusa iniciou o segundo tempo incomodando o Glorioso, com jogadas de perigo principalmente pelos lados do campo. A equipe de Paulo Autuori, por sua vez, tinha muita dificuldade para atacar.

CAVALIERI SALVA O BOTAFOGO
O cenário do jogo era o mesmo, apesar de quatro substituições no time do Botafogo. A Portuguesa estava fechada, com o intuito de dificultar a vida do Alvinegro e, ao recuperar a bola, rapidamente tentava criar uma trama. Aos 30 minutos deu certo: Pimenta venceu da marcação na corrida e encontrou Chay na área. O atacante limpou Benevenuto na entrada da área, girou, mas parou no reflexo de Diego Cavalieri, em uma grande defesa.

SUSPIRO ATÉ O FIM
A Portuguesa não desistiu. Com Chay e Pimenta correndo pelos lados, a equipe da llha do Governador deu muito trabalho ao Botafogo. A partida foi marcada por drama até os minutos finais, com os mandantes colocando bolas longas em direção à área. O Alvinegro, contudo, conseguiu se defender e garantiu a classificação. 

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA X BOTAFOGO

Data/Hora: 01/07/2020, às 21h30
Local: Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Gramado: Regular
Público/Renda: Portões fechados
Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ) - Nota L!: 6,0 - Atuação sólida.
Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ)
Cartão amarelo:​ Marcão, Dilsinho e Mauro Gabriel (POR); Fernando, Bruno Nazário, Marcelo Benevenuto, Keisuke Honda e Guilherme Santos (BOT)
Cartão vermelho:

PORTUGUESA: Milton Raphael; Luis Gustavo, Dilsinho, Marcão, Mauro Gabriel; Diego Guerra, Henrique (Matheusinho 40'/2ºT), Romarinho (Pimenta 29'/2ºT); André Silva (Maicon 40'/2ºT), Adriano, Chay. Técnico: Rogério Corrêa

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Fernando (Barrandeguy 15'/2ºT), Marcelo Benevenuto, Kanu, Guilherme Santos; Caio Alexandre, Keisuke Honda (Alex Santana 25'/2ºT); Luiz Fernando (Ênio 25'/2ºT), Bruno Nazário (Gabriel Cortez 17'/2ºT), Luís Henrique; Pedro Raul. Técnico: Paulo Autuori.