Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Embalado, Botafogo tem a melhor campanha e a melhor defesa das últimas dez rodadas da Série B

Desde a chegada do técnico Enderson Moreira, time da estrela solitária enfileirou triunfos e entrou na briga pelo acesso. Glorioso sofreu apenas quatro gols nos últimos dez jogos

Botafogo ocupa a quarta colocação da Série B com 38 pontos e enfrenta o Londrina no sábado (Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo iniciou sua campanha na Série B derrapando e não conseguindo encontrar o equilíbrio para alcançar o G4. Com a chegada de Enderson Moreira, tudo mudou, e o time enfileirou triunfos, que os colocaram de vez na briga, não só pelo acesso, como pelo título. Ainda restam quinze rodadas, mas o Alvinegro demonstra força para lutar até o fim pela tão sonhada volta à elite.


Os números da transformação são impressionantes e fazem com que o Glorioso tenha a melhor campanha nas últimas dez rodadas. Com 25 pontos, à frente do Coritiba, que tem 20, o time carioca soma oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, com quatorze gols. Mais do que isso, o desempenho tem não só agradado a torcida, como fez o time dar um salto na tabela. Atualmente, ocupa a quarta colocação, com 38 pontos. 

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro


Um dos setores de maior destaque nessas dez partidas é justamente a defesa. Sistema que deu dor de cabeça a Marcelo Chamusca, que teve enorme dificuldade em solucionar os problemas no início da competição e acabou sendo demitido no dia 13 de julho.

Nos últimos dez jogos, o time sofreu apenas quatro gols, dezoito a menos que o antecessor de Enderson. A segunda melhor defesa nas últimas dez partidas é do Avaí com cinco. Ao observar o desempenho em casa nas últimas cinco partidas, o Botafogo está com 100% de aproveitamento ao lado da Ponte Preta e com oito gols de saldo (fez dez e sofreu apenas dois). O "fator casa" tem sido importante na arrancada, mesmo com a ausência da torcida.

Para dar sequência a esse desempenho no Nilton Santos, o Glorioso terá pela frente dois jogos sob seus domínios. Contra o Londrina, que está na zona de rebaixamento, e só marcou nove pontos nos últimos dez jogos. Em seguida, o duelo será contra o Náutico, que iniciou a campanha com um futebol de encher os olhos, mas caiu de rendimento e atualmente é dirigido por Marcelo Chamusca.

No primeiro turno, a equipe empatou com o Londrina no Estádio do Café, deixando pontos importantes pelo caminho. Na época, o Timbu era líder e o Botafogo não conseguiu superá-lo em Pernambuco. Em outro momento na competição, duas vitórias serão essenciais para a boa sequência na temporada, sobretudo no Rio de Janeiro.

Caso isso aconteça, os cariocas chegariam aos 44 pontos e poderiam tentar abrir vantagem no G4.  A diferença atual é de apenas um ponto para Guarani e Avaí, que somam 37. Como disse o goleiro Diego Loureiro, para se manter entre os quatro primeiros é necessário buscar a regularidade em uma das edições mais disputadas da Série B.