Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra o Flamengo, Botafogo tentará evitar a pior sequência sem vitórias no Brasileirão desde 2010

Última vitória do Alvinegro na competição foi diante do Sport, em 11 de outubro. Infectado pela Covid-19, o treinador Eduardo Barroca será baixa para o clássico, neste sábado

Com Covid-19, Barroca será substituído pelo auxiliar Felipe Lucena (Foto: Gabriel Baron/BFR)
Escrito por

Há sete jogos sem vencer no Brasileiro e em uma situação delicada na tabela, o Botafogo busca desesperadamente por uma vitória para iniciar uma fase de recuperação. E, caso não saia vitorioso no clássico contra o Flamengo, neste sábado, o Alvinegro registrará a sua pior sequência de resultados desde 2010.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

A última vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro foi sobre o Sport, por 2 a 1, no dia 11 de outubro, pela 15ª rodada. Desde então, o time acumula dois empates e cinco derrotas, sendo quatro delas nas últimas quatro partidas (veja a sequência abaixo)

A atual série de jogos sem ganhar iguala a registrada pelo clube em 2012 e 2014, quando também ficou sete partidas sem vencer. Em 2014, inclusive, a má campanha resultou no rebaixamento à segunda divisão. Na última década, o clube ficou só um período mais longo do que esse sem sair vitorioso: em 2010.

Naquela ocasião, sob o comando de Joel Santana, o Botafogo teve uma série de nove partidas sem nenhuma vitória. No entanto, a situação era bem diferente, porque apesar de não vencer, o time dificilmente era derrotado. Durante esse longo intervalo sem vitórias, foram oito empates e apenas um revés. No fim daquela edição, o Alvinegro terminou na sexta colocação e ficou próximo de se classificar para a Libertadores.

Agora, no entanto, o objetivo é outro. Na 19ª colocação, o Botafogo está a cinco pontos do Sport, primeiro clube fora do Z-4. Além de quebrar a sequência negativa o quanto antes, o clube precisará conseguir uma arrancada e acumular bons resultados para se livrar do fantasma do rebaixamento.

Para tornar a situação ainda mais difícil, novos problemas surgiram no Botafogo antes do confronto contra o Flamengo. Nesta segunda-feira, o técnico recém-contratado Eduardo Barroca testou positivo para Covid-19 e não fará sua reestreia no clássico. Na partida, que será disputada às 17h (de Brasília) de sábado, no Nilton Santos, a equipe será comandada pelos auxiliares Felipe Lucena e Lucio Flavio.

A atual sequência negativa do Botafogo no Brasileirão:

- Grêmio 3 x 1 Botafogo
- Botafogo 0 x 0 Goiás
- Botafogo 2 x 2 Ceará
- Bahia 1 x 0 Botafogo
- Botafogo 1 x 2 RB Bragantino
- Botafogo 1 x 2 Fortaleza
- Atlético-MG 2 x 1 Botafogo