Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Botafogo
escudo default
0
1
escudo default
Audax

Com direito a golaço, Botafogo perde para o Audax-RJ na estreia pelo Campeonato Carioca

Equipe comandada por Júnior Lopes conseguiu repetir o feito de 2013 e voltou a derrotar um gigante do estado com gol de Higor Leite, ex-Fluminense, do meio de campo

Botafogo começou com derrota sua campanha no Campeonato Carioca 2023 (Foto: Vítor Silva/BFR)
Escrito por

Dez anos depois de vencer um gigante do futebol carioca, o Audax repetiu a façanha neste domingo, no Nilton Santos. A equipe derrotou o Botafogo, com time alternativo comandado por Lúcio Flávio, por 1 a 0 na primeira rodada do Campeonato Carioca 2023. O gol do triunfo foi marcado por Higor Leite, que aproveitou o erro na saída de bola alvinegra e acertou uma linda finalização do meio-campo. O Audax não vencia um dos grandes do Rio desde 2013, quando bateu o Flamengo.

+ Confira novidades no mercado da bola

Na próxima rodada, as equipes voltam a campo na quinta-feira, porém em horários diferentes. O Glorioso visitará o Volta Redonda, às 19h30, com a equipe principal comandada por Luís Castro, no Raulino de Oliveira. O Audax joga contra o Vasco, às 21h30, no estádio Luso-Brasileiro.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca

CHANCES INICIAIS

Em sua estreia pelo Cariocão, o Botafogo entrou em campo com o time alternativo e teve sua primeira oportunidade aos 7 minutos. Após cobrança de falta, o goleiro Leandro teve trabalho para espalmar no canto direito. Logo na sequência, Raí cobrou escanteio, mas Lucas Mezenga não acertou em cheio a cabeçada e mandou por cima.

MURALHA AZUL

O Audax, então, revidou em uma oportunidade criada por Valderrama. O jogador recebeu na ponta direita e depois de dividir com Hugo tocou de calcanhar para Emerson Urso. Porém, o atacante dominou no peito, tentou um voleio, mas isolou. Pela esquerda, Hugo foi acionado no Glorioso, avançou até a linha de fundo e rolou para a entrada da área. JP Galvão bateu de chapa, mas Leandro fez uma linda defesa. 

GOL DE PLACA
O jogo estava bem disputado com o Botafogo melhor, porém a defesa alvinegra errou na saída de bola. Lucas Mezenga tocou para o meio de campo, mas Higor Leite recuperou a bola. O jogador levantou a cabeça e arriscou do círculo central para fazer um golaço no Nilton Santos e abriu o placar para o Audax.

FOGÃO EM CIMA

Após a desvantagem no placar, o Alvinegro teve boas chances para empatar, mas não foi eficiente. Dudu puxou o contra-ataque pela ponta direita e finalizou rente à trave adversária. Três minutos depois, Dudu achou Iago, que driblou o adversário e na linha de fundo cruzou para área, mas a bola foi muito forte. O camisa 7 voltou a dar trabalho ao cruzar em direção ao gol e obrigar Leandro a fazer a defesa em dois tempos.

NÃO VALEU
No fim do primeiro tempo, Lucas Mota tentou o cruzamento e a bola sobrou para Romarinho chutar cruzado para Raphael Lopes apenas empurrar para a rede do Botafogo. Contudo, o árbitro assinalou impedimento na jogada. 

SALVADOR DA PÁTRIA
Na volta do intervalo, o Audax levou perigo nos primeiro minutos com uma rápida jogada de contra-ataque. Kaio Cristian cruzou rasteiro para Emerson Urso que teve liberdade para finalizar em direção ao gol. Mas Igo Gabriel fez a defesa. O arqueiro da equipe azul saiu mal após cobrança de escanteio, e Ryan tocou de cabeça por cima. Raphael Lopes salvou em cima da linha e teve calma para afastar o perigo. 

NÃO DEU
Com grande atuação, Emerson Urso voltou a incomodar pela direita e achou Raphael Lopes na área. O jogador ficou cara a cara com Igo Gabriel, mas finalizou em cima do arqueiro alvinegro. Lucas Mezenga, então, acertou o lançamento para Luis Phelipe, que matou no peito e tentou encobrir o goleiro, mas mandou para fora. No fim, o Botafogo tentou empatar, mas faltou eficiência e tranquilidade para furar o bloqueio do Audax.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0X1 AUDAX-RJ
Campeonato Carioca 2023
Primeira rodada

Data e horário: 15/01/2023, às 16h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Quarto árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Cartões Amarelos: Lucas Mezenga (BOT) / Júnior Lopes, Jackson Caucaia, Clisman e Leandro (AUD)
Cartões Vermelhos: não houve

Gols: Higor Leite (17'/1T) (0-1)

BOTAFOGO (Técnico: Lúcio Flávio)
Igo Gabriel, Ryan, Lucas Mezenga, Henrique Vermudt (Matheus Cabral 15'/2T) e Hugo; Del Piage, JP Galvão (Caio Vitor 27'/2T) e Raí; Iago (Luis Phelipe 13'/2T), Dudu (Joffre 15'/2T) e Bardales (Darius Lewis 38'/2T).

AUDAX-RJ (Técnico: Júnior Lopes)

Leandro, Lucas Motta, Rafael Castro, Thomáz Kayck e Kaio; Keverton, Diego Valderrama (Clisman 20'/2T), Romarinho (Jackson Caucaia 20'/2T) e Higor Leite (Miticov 43'/2T); Raphael Lopes (Pablo Thomaz 43'/2T) e Emerson Urso