Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

É campeão! Botafogo empata com Santos e conquista Brasileiro de 95

Crônica retrô: Túlio Maravilha é herói, Glorioso fica no empate com o Peixe no Pacaembu e levanta troféu nacional pela segunda vez na sua história

Jogadores do Botafogo comemoram o título (Foto: Arquivo LANCE!)
Escrito por

O Brasil é alvinegro novamente. A Estrela Solitária brilha e o Botafogo está no posto mais alto do Campeonato Brasileiro. O clube de General Severiano empatou com o Santos por 1 a 1 e, por ter vencido o primeiro jogo da final, é o campeão nacional de 1995. Túlio Maravilha marcou o gol para o Glorioso e Marcelo Passos balançou as redes para o Peixe.

No primeiro jogo, disputado no Maracanã, a equipe comandada por Paulo Autuori venceu por 2 a 1. Desta forma, o empate significou uma vantagem no placar agregado e, consequentemente, o título. Este é o segundo título brasileiro da história do Botafogo.

ELE NÃO PERDOA
A partida começou equilibrada e voltada para o jogo físico. O Santos, com a necessidade de marcar, sempre buscava o ataque por meio das jogadas de velocidade, com Camanducaia. O Botafogo, por sua vez, sentia a falta de Donizete, que entrou em campo sem estar 100% fisicamente e "obrigou" Túlio a recuar. Tudo levava a crer que seria um duelo aberto.

Na metade da primeira etapa, Sérgio Manoel cobrou falta do lado esquerdo, Jamir desviou no meio do caminho e a bola sobrou para Túlio. Logo ele... O camisa 7, é claro, finalizou para o fundo das redes. O placar estava aberto e o Botafogo aumentou a vantagem conquistada no jogo anterior. O Maravilha marcou o 23º em 25 partidas. Predestinado.

SANTOS NÃO DESISTE
O Peixe não se dava por vencido - a semifinal contra o Fluminense era a maior prova disto. A torcida no Pacaembu empurrou a equipe e os comandados de Cabralzinho foram atrás do placar.

Logo nos primeiros instantes da etapa complementar, Capixaba fez boa jogada na ponta direita, passou por Sérgio Manoel e passou a bola para Marcelo Passos, livre, estufar o gol. Era tudo que a torcida do Santos precisava. Foram 45 minutos de apoio e pressão, mas que não foram suficientes para quebrar Wagner e a defesa do Botafogo, o campeão.

"EU SABIA"
O árbitro apitou o fim da partida e a felicidade apareceu de forma instantânea. Os jogadores do Botafogo invadiram o campo e tomaram o Pacaembu, que nunca havia ficado tão Glorioso quanto antes. As câmeras, é claro, foram atrás de Túlio Maravilha, que se pronunciou ainda dentro de campo.

- Eu sabia, somos campeões, graças a Deus. Deus nos abençoou, vamos que vamos. Está todo mundo de parabéns, conseguimos - comentou, sendo carregado nas costas de um torcedor. 

Campeonato Brasileiro 1995 - Segundo jogo da final
Local: Pacaembu
Público: 28.488
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)
Cartões Amarelos: Wilson Goiano, Túlio e Wágner (BOT); Jamelli (SAN)
Gols: Túlio 24' do 1º (BOT); Marcelo Passos 1' do 2º (SAN)

SANTOS: Edinho; Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso, Marcos Adriano; Carlinhos, Marcelo Passos, Geovani; Camanducaia, Jamelli, Robert (Macedo).
Técnico: Cabralzinho.

BOTAFOGO: Wágner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves, André Silva (Moisés); Leandro Ávila, Jamir, Beto, Sérgio Manoel; Donizete, Túlio. Técnico: Paulo Autuori.