Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caio Alexandre se destaca no Botafogo e vira ‘xodó’ da torcida

Revelado na base do Alvinegro, volante de 21 anos tem tido boas atuações na equipe comandada por Paulo Autuori em 2020 e mostra precisão nos passes de longa distância

Caio Alexandre chegou ao Botafogo em 2014 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

As previsões do Botafogo se confirmaram e o meia Caio Alexandre passou de promessa a destaque do time na atual temporada. Até a pausa do futebol em razão da pandemia do novo coronavírus, o jogador de 21 anos, incorporado aos profissionais em setembro do ano passado, vinha tendo boas atuações, em especial pela precisão nos passes longos e a capacidade de deixar os companheiros em boas condições na frente. O desempenho agradou o técnico Paulo Autuori ao ponto do Glorioso já se mobilizar para apresentar uma proposta de renovação ao atleta. 

Caio tem vínculo com o Botafogo até dezembro, mas fica livre para assinar um pré-contrato com outro clube no meio do ano.  Visto como um importante ativo internamente, o ex-capitão do time Sub-20 tem mostrado evolução na atual temporada e, com isso, o clube quer evitar a saída precoce do volante, que está nos planos de Autuori no longo prazo. A suspensão de todas as atividades no clube como forma de prevenção ao contágio pelo COVID-19 atrasou momentaneamente os trâmites burocráticos para a negociação. 

​Em 2020, o camisa 5 já soma oito partidas, seis como titular, em um total de 494 minutos em campo. Até o momento é o jogador de linha do time com mais lançamentos longos. Ao todo foram 37 passes de longa distância. Um deles resultou na vitória no clássico contra o Vasco, pelo Carioca, com gol de Igor Cássio. O lance começou com um lançamento preciso de Caio para Bruno Nazário.

Contra o Paraná, pela Copa do Brasil, também foi decisivo e ajudou na construção do gol de Luiz Fernando com outro lançamento em profundidade. Após a partida, recebeu elogios do técnico Paulo Autuori. 

- Caio deu uma fluidez no meio de campo, mas ainda tem alguns hábitos que não mudam de um dia para o outro. Nós, que estamos dentro, temos que ter tranquilidade para entender. Não fechando os olhos para as carências, mas estamos trabalhando para melhorar os mecanismos de todo o time - disse o treinador, após a vitória por 1 a 0, no Nilton Santos. 

Inspiração em craques europeus

O meio-campista é um jogador versátil, que pode atuar como primeiro ou segundo volante. A inspiração, segundo ele, vem de craques do futebol internacional como o alemão Toni Kroos, o croata Luka Modrić e o espanhol Sergio Busquets.

Caio chegou ao General Severiano em 2014 e se diz identificado com o clube que o abriu as portas no futebol. A integração aos profissionais foi rápida e facilitada pela boa recepção dos companheiros. Extrovertido, é possível vê-lo nas redes sociais em demonstrações da amizade com colegas de elenco, como Honda, Kanu e Cavalieri.