Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aprimoramento físico e evolução: os objetivos do Botafogo na folga

Após procura imediata por resultados, Alvinegro tentará evoluir em termos de desempenho; preparador físico detalha trabalho 'sem a bola' com os jogadores

Elenco do Botafogo está passando por uma intertemporada (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Eduardo Barroca chegou ao Botafogo com o objetivo de conquistar resultados a curto prazo. Em partes, tal marca foi alcançada: o Alvinegro foi para a parada da Copa América ocupando a sétima colocação do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos conquistados em nove rodadas disputadas. Com o início do torneio internacional, o treinador vai em busca do seu segundo propósito: evoluir o desempenho e a parte física.

Desde a última segunda-feira, o Botafogo treina com a maioria os jogadores do elenco com o intuito de chegar à evolução do conjunto. Em alguns dias dessa semana, a atividade foi realizada em período integral, com treinos de manhã e de tarde. Anderson Gomes, preparador físico que chegou junto com Eduardo Barroca ao comando do Alvinegro, falou sobre o planejamento neste período.

- Desde a nossa chegada, foram onze jogos. Ideia nesse primeiro momento era entregar mais na parte tática, até pela necessidade. Nossa rotina é preparar muito para o jogo do professor Barroca. A gente procura elaborar exercícios que busquem o envolvimento da parte tática. A gente consegue otimizar a parte física e também a coletividade. Tem a ver com o jogo. Com isso, a gente ganha tempo (na preparação da equipe) - afirmou.

Preparador físico Anderson Gomes afirma que parte tática será prioridade nos próximos treinos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Durante a primeira 'parte' do trabalho de Eduardo Barroca, o Botafogo ficou marcado por ser uma equipe intensa durante toda as partidas - não à toa, a maioria dos gols que o Botafogo fez foram marcados durante os 45 minutos finais dos duelos. Com o primeiro objetivo de conquistar resultados a curto prazo cumprido - e a natural paciência com o trabalho do técnico -, a comissão é equilibrar os níveis físicos de todos os atletas.

- Essa intertemporada vai até o jogo do Santos (21 de julho), porque depois do jogo do Cruzeiro, temos uma semana cheia e depois maratona de jogos. São 21 dias até o jogo com o Cruzeiro para que a gente possa reequilibrar o grupo. O objetivo principal é mesmo reequilibrar todo o grupo - analisou Anderson.

Após conquistar o tão sonhado tempo para trabalhar, a ordem de Eduardo Barroca é fazer os jogadores entenderem ainda mais seu estilo de jogo. Desde o sub-20, o comandante é conhecido por colocar uma equipe que valoriza a posse de bola e pressiona a saída do adversário dentro de campo. Nos treinos, é possível ver que, até aqui, o jovem treinador vem focando nos movimentos sem bola dos atletas, justamente para entender tal filosofia.

O plano principal, portanto, é fazer o Botafogo evoluir como um conjunto, passando do trabalho físico aos atributos táticos. Em praticamente um mês de intertemporada, o Alvinegro terá o objetivo de ter ainda mais a 'cara' de Eduardo Barroca.