Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em apresentação pelo Botafogo, Chamusca destaca: ‘Deveremos ser certeiros nas contratações’

Novo treinador do Botafogo revelou que já trabalha no planejamento para a temporada desde a última sexta-feira

Chamusca é o novo técnico do Botafogo (Foto: Divulgação/Botafogo)
Escrito por

Na tarde desta segunda-feira, 22, Marcelo Chamusca foi oficialmente apresentado pelo Botafogo como novo treinador da equipe. A contratação foi confirmada na última sexta-feira, mas o técnico chegou apenas hoje ao Rio de Janeiro, às 8h. No entanto, Chamusca garante que, mesmo distante, já participava do planejamento da equipe para temporada.  

+ Botafogo envia proposta e busca renegociar dívida com Joel Carli

- Todos os jogadores que já foram contatados. Desde sexta-feira, nós já começamos, por telefone, a planejar e até acelerar algumas situações de contratações, mas todos os jogadores que foram contratados tem o meu aval. Já existia alguns que o clube já vinha conversando, mas todos muito interessantes e acho que vão agregar. Eles tem um perfil muito interessante para as competições que vamos disputar. 

- A ideia é contratar em todos os setores: defesa, meio-campo e ataque. Nós não vamos contratar de forma aleatória, tem sido um trabalho feito com muito equilíbrio desde sexta e que já vinha sendo feito pelo clube, que pelo departamento de análise que é muito atuante. Entramos nesse processo e estamos trabalhando para que possamos qualificar o nosso elenco ao máximo dentro das nossas necessidades e da nossa condição orçamentária.

Marcelo Chamusca também explicou o porquê de ter aceitado o desafio de comandar o Botafogo. De acordo com ele, a "estrutura adequada" e a mobilização para, mesmo assim, reestruturar todos os setores, o seduziu.

- O desafio é imenso. A visibilidade e a oportunidade é proporcional. O que me seduziu a aceitar a proposta foi o momento de reestruturação em todos os setores que o clube vai viver e já está vivendo. É dessa forma que nós encaramos. Estou chegando em um momento importante para o clube, e temos toda condição de agregar para fazer uma grande temporada. 

- O Botafogo tem uma estrutura adequada. Tem uma boa estrutura. De manhã chegue e conheci praticamente toda a estrutura. O clube tem a condição que a gente precisa para realizar o trabalho, mas existe uma mobilização interna para que ela seja melhorada.  

"A nossa intenção é manter esse olhar e dar oportunidades aos jogadores que são oriundos da base"

CONFIRA MAIS RESPOSTAS DO NOVO TREINADOR DO BOTAFOGO

Planejamento
- É otimizar, principalmente, a questão financeira ao máximo. Deveremos ser certeiros nas contratações. Vamos ter o planejamento inicial. A análise de mercado é permanente, vamos iniciar, mas também continuar analisando o mercado porque ainda temos um período a construir antes de começar a Série B. Eu me sinto muito bem adaptado porque o investimento que o Botafogo vai fazer é muito parecido com o investimento do Ceará e Cuiabá, quando consegui o acesso pelas equipes.

Ronald
- Gostei muito da contratação do atleta, fez uma série B muito qualificada. É um atacante de velocidade que tem um poder de transição muito interessante. Inclusive, em um dos jogos pelo Cuiabá, contra o Botafogo de Ribeirão, o jogo foi 1 a 1, e o Ronald fez o gol. Espero que agora do meu lado ele possa fazer também. Gostei muito da contratação, tem o meu aval.

BASE
- A nossa intenção é manter esse olhar e dar oportunidades aos jogadores que são oriundos da base. Eu iniciei a minha carreira como treinador de futebol em 1994, como treinador do time sub-17 do Vitória. Trabalhei durante oito anos na divisão de base. Então, tenho um bom conhecimento dessa área.

- Tenho um olhar muito sensível e característico ao olhar dos jogadores jovens. Se você fizer um levantamento, acho que 100% das equipes por onde passei, sempre dei oportunidade e lancei jogadores.

EQUILÍBRIO
- Quando eu falo equilíbrio, é saber mesclar jogadores experientes, jogadores de uma idade com um nível de maturidade um pouco mais alto, mas com uma experiência e uma rodagem que possa ajudar, junto com jogadores jovens, que vão fazer com que o Botafogo crie uma identidade competitiva. Sei da importância de ter uma identidade quando você inicia no clube. Então, acho muito importante o que o clube vem fazendo nos últimos jogos.

- Vamos valorizar sim e procurar dar oportunidades, desde que o atleta tenha talento, compromisso e personalidade porque a gente sabe o tamanho do peso do Botafogo. É importante que o atleta coloque a camisa e tenha personalidade para jogar.  

DESAFIOS DO ACESSO
​- Adequar o orçamento do clube a um elenco competitivo, contratação de bons jogador. É uma mescla. Queremos um time bem montado, com boas peças, muito equilibrado em todos os setores, mas dentro da condição que o clube tem e que vai nos proporcionar. Eu tenho certeza de que um dos motivos de estar aqui hoje é ter um bom conhecimento de mercado e que possa utilizar para poder montar bem dentro da nossa condição.

O QUE PRECISA SER FEITO NA SÉRIE B
​- Temos a série B como principal meta, mas temos etapas até chegar a ela. Primeira delas é a montagem , contratação dos jogadores, reformulação considerável de elenco, temos o Campeonato Carioca batendo na porta. Então, a etapa de construção vai ser muito importante.

- Depois, teremos que dar um padrão a equipe. Depois de conseguir montar, e dar uma mecânica e um padrão, a gente começa a colher. É o momento da performance. Deveremos passar por essas etapas até chegar a fase aguda e aos momentos da série B. Eu a vejo como uma das mais difíceis dos últimos anos pelo número de clubes que tem camisa, tradição e investimento.  

ESTADUAL
- A minha expectativa é extremamente positiva. Eu terei uma grande oportunidade, sempre tive muita vontade de participar. Vou ter a oportunidade de participar do Campeonato Carioca, que sempre foi muito charmoso. Sempre tem um olhar muito diferenciado para a competição por esse charme dos jogos no Maracanã, os jogos, os clássicos. Estou extremamente motivado, terei a oportunidade de colocar meu nome na história dessa competição.