Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após vitória do Fluminense, Botafogo não depende só de si para avançar no Carioca; Confira as possibilidades

Com a vitória do Tricolor das Laranjeiras sobre o Nova Iguaçu, Glorioso terá que vencer as duas últimas partidas e torcer por tropeços do rival ou da Portuguesa para garantir a vaga

Botafogo necessita vencer as duas partidas e torcer por tropeços de Fluminense ou Lusa (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo ficou à frente no placar em duas oportunidades, mas cedeu o empate contra o Volta Redonda, no último sábado. Somado ao tropeço, a vitória do Fluminense sobre o Nova Iguaçu complicou a vida do Glorioso no Campeonato Carioca. Com isso, a equipe não depende só de si para avançar às semifinais da competição estadual e precisa de uma combinação de resultados. 

> Confira a classificação do Campeonato Carioca


Antes de focar no Estadual, o Alvinegro terá mais uma decisão pela frente, porém em uma competição nacional. Pela segunda fase da Copa do Brasil, os comandados de Marcelo Chamusca viajam para Natal e encaram o ABC, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). Em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis. 

Clássico decisivo por uma vaga nas semifinais

Com 12 pontos, e ocupando a quinta posição, o Botafogo enfrentará o Fluminense no próximo sábado, às 16h, no Maracanã. A diferença entre as equipes é de quatro pontos restando apenas duas rodadas para o fim da Taça Guanabara. O Alvinegro terá que vencer o duelo, derrotar o lanterna Macaé, no último jogo, e torcer por uma combinação.

Para isso, o clube terá que quebrar um jejum de quase dois anos sem vencer o Fluminense. O último triunfo do Alvinegro aconteceu no dia 11 de maio de 2019, com gol de Alex Santana. Desde então, foram três vitórias do Tricolor e dois empates. 

> Confira mais notícias sobre o Botafogo

Além de vencer as duas partidas, o Glorioso terá que torcer por um tropeço do Tricolor das Laranjeiras diante do Madureira no outro final de semana. Outra hipótese seria duas vitórias seguidas e duas derrotas da Portuguesa-RJ, que tem 17 pontos, e enfrenta Flamengo e Boavista. Uma combinação de resultados que colocaria o clube nas semifinais, porém caso não consiga avançar, disputará a Taça Rio.

Chamusca terá duas decisões nesta semana  (Vitor Silva/Botafogo)

O tradicional segundo turno do Campeonato Carioca se transformou nesta edição em uma disputa entre os clubes que terminarem da quinta a oitava colocação. Esses times disputarão a Taça Rio, mata-mata de consolação que terá semifinal e final, em ida e volta.

> Kalou fora: veja quem saiu e quem pode deixar o Botafogo

Apesar disso, cabe salientar que o Botafogo ainda está formando uma nova equipe em meio à uma temporada com um calendário apertado. Sem descanso devido ao atraso ocorrido no futebol brasileiro por causa da pandemia, Marcelo Chamusca utiliza o Carioca para fazer testes e construir um time-base para a disputa da Série B. O técnico crê que a equipe tem evoluído e comentou sobre a atuação contra o Voltaço. 

- Não vi falta de atitude. Estivemos duas vezes na frente, faltou consistência defensiva para manter e jogar com o resultado. Quando coloquei o Marcinho no lugar do Ricardinho era pra gente ganhar um jogador de transição, de contra-ataque por dentro, eles estavam abertos, a gente não soube aproveitar - disse o treinador, e completou.

- Aproveitamos a semana para organizar a mecânica ofensiva, acho que produzimos bem, foram 18 finalizações, tivemos combinações interessantes. Acho que evoluímos na mecânica de jogo e competimos melhor. Faltou mesmo consistência e organização defensiva para aproveitar o resultado - avaliou Chamusca na última coletiva de imprensa.