Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após saída de Valentim, Botafogo mapeia mercado e define padrão por novo treinador

Com dificuldades financeiras, comitê de futebol do Alvinegro não buscará técnicos já empregados; nomes são oferecidos, mas ainda não há um "número um" entre a diretoria

Nelson Mufarrej é o presidente do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo iniciou as buscas por um novo treinador. Após a saída de Alberto Valentim, confirmada depois da goleada sofrida para o Fluminense, no Carioca, o comitê de futebol do Alvinegro entende que não pode perder tempo em busca de um nome para assumir o comando da equipe e passou a estudar possíveis alvos nesta segunda-feira.

Como o Alvinegro não se classificou para as semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, a equipe terá, no mínimo, um período de nove dias sem jogos para treinar. A diretoria entende que este período pode ser utilizado pelo novo treinador como uma espécie de nova "pré-temporada" - vale ressaltar que Alberto Valentim ficou com o elenco durante 12 dias no hotel-fazenda China Park, antes dos compromissos oficiais no ano.

O Glorioso espera a definição entre Toledo-PR ou Náutico, que se enfrentam na próxima quarta-feira, para descobrir quem será o adversário na segunda fase da Copa do Brasil. A partida ainda não tem data, mas poderá ser marcada para os dias 19 ou 26 de fevereiro, ou até mesmo 4 de março. A Taça Rio, segundo turno do Carioca, inicia no primeiro dia do terceiro mês de 2020.

Portanto, a diretoria entende que é preciso chegar a um nome até, pelo menos, o final desta semana. Ao mesmo tempo, os membros do comitê não querem fazer uma decisão precipitada. Em menos de 24 horas desde o anúncio da demissão de Valentim, cerca de 25 nomes chegaram à mesa da diretoria do Botafogo, sendo oferecidos ao comitê de futebol. 

O próximo passo será a diretoria, ao lado de Valdir Espinosa, gerente técnico, sentarem e filtrarem os nomes que podem encaixar na realidade do Botafogo. Dois padrões já foram definidos: o Alvinegro não vai ultrapassar o teto de R$ 180 mil por mês de salário ao novo treinador e nem buscará técnicos empregados, já que não existe a possibilidade de negociar possíveis multas rescisórias com os clubes.

Ainda não há um nome preferido entre a diretoria, que estipula um prazo de um a dois dias para escolherem um perfil que será buscado. Até lá, Bruno Lazaroni, auxiliar-técnico permanente do clube, comandará os treinos do time profissional no Estádio Nilton Santos.