Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após goleada do Grêmio, Botafogo completa ‘um turno’ de derrotas no Brasileirão

Já rebaixado para a segunda divisão, clube de General Severiano alcança marca de 19 derrotas ainda com três jogos para terminar competição; defesa deixa preocupação

Botafogo foi goleado pelo Grêmio (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Campeonato Brasileiro ainda não acabou, mas o Botafogo já tem uma certeza sobre desempenho em campo: o clube de General Severiano terá, ao menos, 50% de derrotas em relação a todos os compromissos na competição. Diante do Grêmio, na última segunda-feira, o Alvinegro alcançou o 19º revés no torneio, o que pode representar um turno inteiro.

+ Veja a tabela do Brasileirão

A equipe tem o maior número de resultados negativos na competição. Com apenas quatro vitórias, o clube foi rebaixado para a segunda divisão com quatro rodadas de antecedência. Para o restante da competição, apenas cumprirá tabela.

A melancolia que tomou conta do Botafogo para alcançar tal marca, contudo, não pode ser refletida pelos garotos que estiveram em campo diante do Grêmio. Em certo momento da partida, o Alvinegro teve nove jogadores criados nas categorias de base de forma simultânea diante dos comandados de Renato Portaluppi.

Com a Série B a caminho e pouco dinheiro à vista, o Botafogo sabe que terá que utilizar os garotos da base. Para isto, quer dar o máximo de rodagem e experiência com as vivências de situações de um jogo profissional para os garotos. Diante do Grêmio, eles tiveram contato com uma: a queda de rendimento após levar um gol.

O Botafogo teve três finalizações em menos de cinco minutos e ocupava o campo ofensivo. Foi o Grêmio, contudo, que abriu o placar: logo na primeira vez que chegou, balançou as redes. A partir daí, os garotos sentiram, passaram longe de repetir a mesma intensidade e o placar fala por si só: 5 a 2 para o Tricolor em pleno Estádio Nilton Santos.

Saber lidar com a pressão e placar oportunos será uma das lições que a nova comissão técnica terá que passar aos jovens criados na base - muitos dos que estavam em campo não tinham passado por esse tipo de situação ainda, vale ressaltar.

A defesa, claro, é outro ponto que precisa ser melhorado. Este deve ser o primeiro ponto a ser observado por Durcesio Mello, presidente do Botafogo, ao contratar o próximo treinador: trazer um comandante que monte bons sistemas defensivos. A estrutura do Botafogo na primeira metade do campo é um convite de felicidade para qualquer equipe organizada. Não à toa, são 19 derrotas na competição mais disputada do país.