Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Além do acesso: Botafogo é favorito para vencer a Série B e pode atingir mesma pontuação de 2015

 Alvinegro pode garantir acesso e consolidar liderança na Série B se vencer o Operário-PR, nesta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, pela 36ª rodada da competição nacional

Botafogo pode atingir pontuação da campanha de 2015, quando foi campeão da Série B (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

A poucos dias para o encerramento da Série B do Brasileiro, a campanha do Botafogo na competição pode ser resumida em superação. Após fazer o pior início do campeonato na sua história, o Alvinegro mudou o rumo e conquistou estabilidade para estar praticamente confirmado na primeira divisão do ano que vem. Contudo, o brilho do Glorioso vai além disso: a três rodadas do fim, o clube é o favorito para o título e pode atingir a marca de 2015.

Apesar do empate sem gols com a Ponte Preta, na última quinta-feira, o retorno do Alvinegro para a elite do futebol brasileiro é iminente. Com 63 pontos e na liderança da Série B, o time tem 99.97% de chances de voltar para a Série A. Se vencer o Operário nesta segunda, garante o acesso com antecedência. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG. 

Ainda que não vença no Nilton Santos, fato atípico para o melhor mandante da competição, o Botafogo dependeria dos resultados de CSA, Guarani, CRB e Goiás para ocupar a vaga em definitivo na próxima rodada. Porém, o acesso à primeira divisão não deve ser a única conquista do Glorioso em 2021.

> Confira a classificação da Série B do Brasileiro

Com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Coritiba, o clube tem 85.7% de probabilidade de terminar o campeonato em primeiro lugar. O clube paranaense, embora esteja a menos de uma vitória de distância, tem apenas 12.1% de chances de levar o título.

Outro marco também pode ser alcançado. Caso vença os próximos três desafios, o Alvinegro encerra a Série B com a mesma pontuação da campanha de 2015, quando completou as 38 rodadas com 72 pontos e em primeiro lugar. Assim, as partidas contra Operário, Brasil de Pelotas e Guarani marcam não somente o fim do Brasileiro, como também a chance de fechar a temporada com chave de ouro.

*Estagiária sob a supervisão de Hugo Mirandela