Athletico Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Weverton sabe encarar o cobrador de pênalti para escolher o canto’

Ex-goleiro, Zetti realça que goleiro do Atlético-PR e da Seleção Brasileira surge como promissor para ser decisivo em pênaltis e aponta outros goleiros que merecem atenção 

(Foto: Guilherme Artigas)
Escrito por

A força de Weverton voltou a fazer a diferença em uma disputa de pênaltis. Após encaminhar o Brasil no rumo do título olímpico de 2016, o goleiro iniciou a temporada contribuindo para o Atlético-PR despachar o Millionarios-COL e ir para a Terceira Fase da Copa Libertadores. 

Seu poder de decisão chamou atenção até de especialistas em disputas de pênalti. Bicampeão da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes pelo São Paulo, Zetti enalteceu o que faz a diferença para Weverton diante de cobradores:

- Weverton tem uma característica crucial para um goleiro ao ir para uma disputa de pênaltis: sabe esperar o cobrador definir o canto, e encara o adversário antes de pular na bola. Esta leitura na hora da cobrança requer muito treinamento, porque a passada exige muita dificuldade para qualquer goleiro - afirmou, ao LANCE!.

O ex-goleiro, que ainda tem passagens por Palmeiras e Santos, aponta que esta sequência contribui para Weverton ser um goleiro temido por cobradores:

- O que marca a carreira de um goleiro é defender pênaltis em momentos de decisões. Com estas defesas, ele mostra que vem se preparado para ser decisivo e, à medida que for conseguindo outros feitos, os batedores vão temê-lo.  

Zetti aponta outros nomes que merecem atenção no futebol nacional:

- O Vanderlei terminou a temporada no Santos no ano passado muito bem. No Cruzeiro, o Rafael correspondeu bem a responsabilidade de substituir o Fábio, que é outro grande goleiro e certamente requer atenção. Também destacaria o Sidão, que foi muito bem no Botafogo e teve um início promissor no São Paulo, e acredito no potencial do Caíque, goleiro do Vitória e que já é chamado com frequência para seleções de base. 

O LANCE! traz uma galeria com goleiros que marcam e marcaram época como pegadores de pênalti no futebol brasileiro.