Athletico Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Valentim vê Athletico-PR com chances em final e critica pênalti para o Atlético-MG: ‘Inventaram’

Treinador ainda fez mistério sobre a escalação com o desfalque de Thiago Heleno e a dúvida da presença de Nikão na decisão da Copa do Brasil

Alberto Valentim, durante entrevista coletiva do Athletico na final da Copa do Brasil (Foto: Luiza Sá)
Escrito por

Depois de adotar uma postura bem realista ao dizer que seria difícil reverter a vantagem do Atlético-MG após a vitória por 4 a 0 na ida da final da Copa do Brasil, o técnico Alberto Valentim reforçou que ainda não tem nada definido. O Athletico Paranaense entra em campo nesta quarta-feira para o segundo confronto da decisão, desta vez na Arena da Baixada, às 21h30. O comandante da equipe adotou postura de cautela, mas criticou a atuação do árbitro no Mineirão.

- Na coletiva pós jogo fui sincero e transparente dizendo que dificilmente você consegue reverter a vantagem que o Atlético conseguiu no primeiro jogo. É óbvio para todos. O que vamos trabalhar no treinamento já mostrando vídeos da partida é para vencer. Fazer um jogo para ganhar. Lá no Mineirão na adrenalina eu disse que era difícil, mas não está decidido. Vamos nos preparar, corrigir o que der, por isso o vídeo é importante. Tira dúvidas, reforça as ideias, dá alternativas. Vamos trabalhar para buscar a vitória - disse o treinador.

Quando perguntado sobre a parte emocional, Valentim ressaltou que toda estratégia do Athletico foi prejudicada depois do pênalti marcado a favor do Galo. O atacante Pedro Rocha também criticou o lance na saída do gramado.

- É um time de guerreiros, essa situação toda de desgaste físico e mental é culpa deles mesmos por toda temporada que fizeram até aqui. Foi a equipe que disputou três torneios por mais tempo, que mais jogou na Série A. Não fizemos a partida que precisávamos fazer lá. Nas condições que o Atlético-MG está hoje é preciso fazer um jogo quase perfeito. Precisávamos fazer mais, mas é preciso falar aqui que o pênalti não existiu, isso talvez o Cuca saiba e não vai falar, mas inventaram aquele pênalti. E isso desestrutura sim. Vamos trabalhar o pouco tempo que temos para vencermos - completou.

A partida desta quarta-feira será apitada por Anderson Daronco e o responsável pelo árbitro de vídeo é Daniel Nobre Bins. Os dois já estiveram envolvidos em situações que irritaram o Athletico ao longo da temporada. Valentim não criticou nenhum deles pessoalmente, mas falou sobre a importância de acertar no VAR.

- O Daronco é um bom árbitro. Eu gosto muito do VAR. Ele veio para corrigir os erros. O erro humano de um milésimo, que tem que definir, apitar uma falta ou não, bateu na mão ou não, quando bate de verdade e não de mentira. Veio para minimizar o percentual total de erros. Mas muitas vezes, porque tem um ser humano atrás, acaba não sendo da forma como deveria ser. Não falo só o Athletico -PR, falo de outras jogadas. O VAR tem que existir no futebol. Existe no tênis, no vôlei, na natação, corrida de cavalo. Tem que ter. As vezes a bola não entra ou não bate e vai embora. Isso não é pênalti, é interpretação do árbitro. Tem o ser humano por trás, por isso o VAR tem um índice menor de acerto. Espero que venha para ser justo. O Atlético não precisa de ajuda. Tem um treinador fera, mas não precisa. É só apitar e fazer um jogo certo - comentou.

Em termos de escalação, Valentim tem um problema certo: Thiago Heleno recebeu o terceiro amarelo e está suspenso para a segunda partida. Além disso, Nikão sentiu após sofrer uma forte entrada de Igor Rabello e virou dúvida. O treinador não abriu muito o jogo sobre como irá à campo.

- Não só o Nikão, mas vamos agora minutos antes do treino avaliar os jogadores. Só monto uma equipe depois que todos me derem o aval de 100% recuperados. Já fiz algumas escalações na minha cabeça. Além das possíveis ausências, preciso definir como os atletas estão fisicamente. O Terans, fiquei sabendo que saiu que ele está tomando infiltração no joelho para jogar, é uma mentira enorme. Ele está com zero problema no joelho, zero reclamação, zero tratamento. A única coisa que nos preocupou foi um estado febril, mas ele se recuperou e estava apto a jogar - afirmou.