Athletico Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-PR participa de lançamento de projeto de biometria nos estádios

Sistema passará a funcionar na Arena da Baixada a partir de meados de agosto

Na Arena da Baixada, o acesso biométrico será implantado a partir de agosto (Foto: Fabio Wosniak/Atlético-PR)
Escrito por

O presidente do Conselho Administrativo do Atlético Paranaense, Luiz Sallim Emed, participou na última terça-feira do lançamento do projeto Biometria nos Estádios e Grandes Eventos. O programa será implantado por meio de convênio entre Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Secretaria de Segurança Pública (SESP), Instituto de Identificação do Paraná, DETRAN-PR e CELEPAR. A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça, sede do TJ-PR.

O programa cria um sistema de consulta aos cadastros de órgãos públicos com intuito de aumentar a segurança em jogos de futebol e outros eventos com grande concentração de pessoas pela identificação biométrica dos torcedores ou espectadores.

- O estado do Paraná mais uma vez sai na frente. Essa é uma característica deste estado, desta cidade e também do nosso clube. Esse convênio é um benefício para toda a sociedade, no sentido de evitar a violência e também evitar que as pessoas sejam exploradas pela ação dos cambistas, pagando preços abusivos por ingressos - disse Sallim.

A previsão é que o sistema com o banco de dados esteja à disposição dos clubes a partir do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Na Arena da Baixada, o acesso biométrico em todos os setores será implantado a partir do dia 15 de agosto. Desde 2014, o sistema está instalado com sucesso no setor Sócio Furacão Fan, onde fica localizada a torcida organizada. No Brasil, além do CAP, somente Grêmio e Internacional identificam suas torcidas organizadas por acesso biométrico.

- Boa parte da nossa estrutura física e de tecnologia da informação é feito 100% pelo Atlético-PR. O investimento em torno de todo o estádio será pequeno, de poucas adequações ao sistema. Também vamos instalar dois novos portões de acesso e aumentar em 30% o número de catracas - acrescenta o diretor de operações do clube, Fernando Volpato.

A 2ª Vice-Presidente do TJ-PR, Desembargadora Lidia Maejima, também destacou o pioneirismo do projeto.

- Colocaremos à disposição de todos os clubes e promotores de grandes eventos um sistema que, sem descuidar da privacidade dos cidadãos, integra os bancos de dados e informações biométricas e cruza com os dados disponibilizados pelo TJ-PR através dos juizados criminais ou das varas criminais - afirmou.

O sistema vai interligar as catracas dos estádios ou locais de shows aos bancos de dados do DETRAN-PR e do Instituto de Identificação. No momento em que o espectador colocar sua digital no leitor biométrico, um conjunto de códigos vai informar se a pessoa é a titular do cartão ou ingresso e também se há contra ela mandado de prisão em aberto ou restrição para entrada no estádio, devido a alguma pena no âmbito do programa Justiça ao Torcedor.

- Não haverá o acesso a esses dados por particulares. A CELEPAR vai disponibilizar um webservice com todos esses dados, de forma que na catraca haverá apenas uma consulta. Se tiver algum mandado em aberto, a Polícia Militar será acionada. No caso de alguma restrição, será impedida sua entrada no estádio - explicou o juiz auxiliar da 2.ª Vice-Presidência do TJ-PR, Ricardo Ferreira Jentzsch.

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, o sistema ajudará a prevenir a violência.

- O maior ganho para a segurança pública é a prevenção. Com o indivíduo já sabendo que o grau de exigência para que ele adentre ao estádio será maior, que sua identificação será confrontada com dados judiciais e policiais, isso trará imediatamente um aumento de segurança dentro do evento e fora também - finalizou.