Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-MG fica ‘na cola’ de presidente da CBF para reconhecer troféu de 1937 como título Brasileiro

Clube fez um dossiê sobre o caso e agora espera que Ednaldo Rodrigues assine o reconhecimento da Copa dos Campeões como conquista nacional

Pionerismo! O Galo foi o primeiro time a vencer uma competição interestadual, ao se sagrar Campeão dos Campeões do Brasil, em 1937. O torneio foi o embrião do Brasileirão-(Centro Atleticano de Memória)
Escrito por

O Atlético-MG está esperando o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, assinar o reconhecimento da conquista da Copa dos Campeões de 1937 como título Brasileiro e se tornar tricampeão da competição. Ednaldo estava viajando e o Galo reforçou as atenções ao dirigente, para que ele dê o parecer favorável ao clube mineiro. 

O pedido do Galo deve ter uma resposta definida ainda este mês. O reconhecimento se tornou uma jornada alvinegra para ter mais um título nacional confirmado na sua galeria de troféus. 

A equipe alvinegra acionou a CBF para reconhecer o Torneio dos Campeões, disputado e vencido pelo time mineiro em 1937. A competição foi disputada pelo principais campeões estaduais daquele ano e foi o primeiro campeonato reconhecidamente de âmbito nacional.

A ação do clube alvinegro se baseia na lógica adotada pela CBF, que reconheceu os Torneios Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil como títulos nacionais, o que aumentou o número de conquistas de várias equipes.

O Galo incrementou o seu dossiê com matérias de jornais da épcoa e tem aumentado a pesquisa relacionada ao período para convencer a CBF que é um título legítimo e com o mesmo peso do Brasileirão. Assim, o time mineiro se tornaria tricampeão nacional, tendo como base o que aconteceu com outros clubes com a unificação de conquistas feita pela entidade que reconhece a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) como títulos Brasileiros.

- Já apresentamos à CBF, para que ela reconheça, como reconheceu os títulos dos outros clubes. Temos muita esperança que isso possa acontecer. Mas, depende da CBF. A parte que dependia do Atlético, foi feita, comprovando os jogos, as matérias que saíram na época em jornais, e tudo mais. Então, a CBF vai analisar, e estamos otimistas que isso possa vir a dar certo. Tendo a aprovação da CBF, nós vamos comemorar esse título, como os demais clubes que receberam, comemoraram também - disse o presidente do Galo, Sérgio Coelho, ao canal do Youtube do jornalista Breno Galante.

Disputaram o título do Torneio dos Campeões os vencedores regionais de 1936. Fluminense, pelo Rio de Janeiro, Portuguesa, por São Paulo, e o Rio Branco, pelo Espírito Santo, foram os adversários do Galo, que teve quatro vitórias, um empate e uma derrota.